Qual a função do disodium EDTA?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O disodium EDTA serve para aumentar a estabilidade dos produtos. Além de que ele também é utilizado em diversas fórmulas por ter contabilidade com a maioria dos produtos. O EDTA ajuda principalmente a conservar diversos tipos de cosméticos, como cremes, loções, shampoos, maquiagens e outros.

O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente. Com a quelação do cálcio pelo EDTA a ativação é interrompida.

O EDTA Dissódico é um agente quelante capaz de se ligar a íons como sódio (Na+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+), Zinco (Zn2+) entre outros. Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante. Melhora atividade antioxidante de antioxidantes naturais como vitamina C e vitamina E.

A substituição do EDTA pelo produto Polydisperse NA2 e Polydisperse NA4 pode proporcionar redução de 50,0% do valor gasto com complexantes, pois o cliente irá reduzir pela metade a dosagem em sua formulação.

Os medicamentos quelantes, como o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), se ligam aos metais de modo que eles possam ser excretados do corpo. Esses medicamentos costumam ser utilizados na medicina convencional para tratar envenenamento por chumbo.

Existem três formas diferentes de EDTA, o sal dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e tripotássico (K3EDTA). O Na2EDTA e K2EDTA são mais comuns na forma sólida, enquanto o K3EDTA é normalmente utilizado em solução 15%, ou 1,8 mg/mL.

Solução de EDTA tetrassódico. O EDTA é um composto orgânico que tem ação quelante: remove a camada residual de lama dentinária (smear layer) resultante da instrumentação do canal, deixando os túbulos dentinários abertos e limpos, preparando a parede dentinária para a adesão de materiais obturadores.

No Brasil, a principal fonte de EDTA foi a margarina (30 %), seguida da maionese (24 %) e molhos para saladas (23 %). No Chile, as fontes de EDTA de maior consumo foram as bebidas gasosas (63 %), seguidas de sucos engarrafados (14 %).

Quelantes, também conhecidos como sequestrantes, são componentes muito utilizados em produtos cosméticos para evitar problemas de estabilidade: mudança de cor, cheiro, e aparência.

Os quelantes de ferro são pequenas moléculas que se ligam fortemente aos íons metálicos. Alguns quelantes são moléculas simples facilmente fabricadas, já outros, são proteínas complexas produzidas por organismos vivos.

Efeito Quelato: complexos mais estáveis são formados com agentes quelantes do que com o número equivalente de ligantes monodentados. Agentes sequestradores são agentes quelantes que são usados para a remoção de íons metálicos não necessários.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

Existem algumas formas conhecidas de quelar. O EDTA é a mais comum e mais pesquisado deles, e pode ser utilizada não apenas por via endovenosa, mas também por via oral. Existem outras formas também conhecidas e utilizadas nas terapias alternativas como desintoxicação de metais pesados.

EDTA é predominantemente sintetizado do 1,2-diaminoetano (etilenodiamina), formaldeído (metanal), água e cianeto de sódio.

O tubo EDTA, possue a tampa lilás, logo, é utilizado em bancos de sangue ou laboratórios de análises clínicas. O EDTA é jateado na parede do tubo. É o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia, pois preserva a morfologia celular.

Introduzido no final dos anos 50, o ácido etile- nodiaminotetraacético, comumente conhecido por EDTA, é o quelante mais utilizado na Odontologia.

O EDTA aplicado em pH neutro é mais eficiente do que o aplicado em pH 9,09-11. Por outro lado, quando o EDTA está com pH entre 5,0 e 6,0 a sua ativi- dade de desmineralização é maior12.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

Em função de seu baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) são os conservantes alimentícios mais usados.

Para saber quais conservantes estão presentes em um produto com código, você deve consultar a tabela, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).