Qual a função do craqueamento catalítico?

Perguntado por: asilva9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O processo de craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) é utilizado na indústria petroquímica com a finalidade de transformar hidrocarbonetos de alto peso molecular em produtos de menor peso molecular e maior valor agregado, como gasolina e GLP.

O craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de ...

Já o craqueamento catalítico usa apenas catalisadores, tornando o processo mais econômico e seguro. O craqueamento é muito importante para aumentar o aproveitamento do petróleo e para obter subprodutos que são usados como matérias-primas na produção de plásticos e borrachas.

O craqueamento soluciona esse problema, pois aumenta a quantidade e a qualidade da gasolina produzida. Ele ajuda a aumentar de 20 a 50% a quantidade de gasolina produzida por barril de petróleo.

As principais vantagens da rota de craqueamento são a não produção de glicerol como subproduto, a não utilização de álcool no processo, o menor custo de investimento fixo inicial e a relativa facilidade de operação, o que torna o processo particularmente adaptável para produção de biodiesel em pequena e média escalas.

A reforma catalítica é um processo químico usado para converter naftas ricas em compostos parafínicos e naftênicos em um produto chamado reformado que apresenta alto teor de aromáticos e isoparafinas.

O petróleo se forma através do processo de decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares. A substância fica presa em rochas porosas, e só é possível extraí-la perfurando as rochas até que o óleo suba para a superfície. Nesse processo, o petróleo é quase sempre acompanhado de sedimentos e gás.

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.

A destilação fracionada é uma das etapas de refino do petróleo responsável por separar a mistura em suas frações, de acordo com as temperaturas de ebulição.

Os catalisadoresutilizados no craqueamento catalítico de polímeros foram: Al2O3; SiO2; catalisadores de sílica-alumina amorfa e de sílica mesoporosa; SAPO-37; argilas; catalisadores zeolíticos - Y (NaY, HY e REY), HMOR, HZSM-5, HNZ, HUSY, HTHETA1, Beta, MFI, BEA; e catalisador de FCC[10-17].

O processo de decantação retira a água salgada do petróleo. Pela diferença de densidade, a mistura é separada deixando-a em repouso. A água (mais densa) tende a se acumular na parte inferior e o petróleo (menos denso) na parte superior. Na filtração, as impurezas sólidas, como areia e argila, são retiradas do petróleo.

O Hidrocraqueamento Catalítico é um processo que quando utilizado em uma refinaria, pode levar a um aumento da eficiência e melhor aproveitamento das frações de petróleo.

O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.

De acordo com o especialista em combustíveis Cândido Nunes, a octanagem é referente à capacidade de detonação da gasolina. — A octanagem é a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação.

O coqueamento retardado é um processo de craqueamento térmico utilizado em refinarias de petróleo, com o objetivo de aumentar a conversão dos resíduos de destilação do petróleo (resíduos de vácuo, resíduos atmosféricos, óleos decantados), transformando-os em produtos mais leves e de maior valor agregado (Ellis e Paul, ...

O querosene é uma mistura de hidrocarbonetos de cadeias carbônicas formadas por 10-16 átomos de carbono. É um dos produtos obtidos da destilação fracionada do petróleo. É um destilado médio, sendo obtido na faixa de temperatura entre 150 °C e 300 °C.

O craqueamento é realizado em colunas de fracionamento das refinarias de petróleo e existem dois tipos:o. craqueamento térmico e o catalítico.

Catálise é a denominação dada à reação que ocorre na presença de um catalisador. Catalisador é a espécie química que faz com que as moléculas reagentes reajam com uma velocidade maior, ou seja, eles aceleram a reação.

As etapas envolvidas são: difusão dos reagentes, adsorção nos sítios ativos presentes na superfície do catalisador, reação química, dessorção dos produtos da superfície e difusão dos produtos.

Processo de mudança na ve-locidade de uma reação química por uma substância que permanece quimicamente inalterada durante toda a reação.