Qual a função do comunismo?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

O comunismo apresenta como pontos positivos a equiparação das massas e sua igualdade por meio da formação acadêmica equivalente e do acesso a quaisquer outros serviços básicos, enquanto os negativos seriam relativos à estatização e estagnação das empresas, já que o preceito de igualdade não permitiria evolução, o que ...

O Estado comunista é a ditadura do proletariado, onde os elementos avançados do proletariado são a classe dominante. No pensamento Marxista-Leninista, o Estado socialista é o último Estado repressivo, uma vez que a próxima fase de desenvolvimento é a do comunismo puro, uma sociedade sem classes e sem Estado.

Atualmente, há cinco partidos que se denominam com ideologias comunistas no Brasil: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua ala juvenil União da Juventude Comunista (UJC), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido da Causa Operária (PCO) e a Unidade ...

Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não o reconhecendo como o verdadeiro socialismo.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de centro-esquerda a esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo. "100 anos de Amor e Coragem pelo Brasil."

Também argumenta-se que o comunismo representa um ataque à soberania, à identidade, à estabilidade e à segurança da nação e suas instituições. Para os adeptos da teoria, o comunismo e as esquerdas em geral são a fonte de todo o mal, uma doença social e um inimigo nefasto e subversivo a ser combatido implacavelmente.

Em 1965, dada a conjuntura da Guerra Fria, principalmente devido à ameaça constante de uma segunda invasão por parte dos Estados Unidos, o Partido Unido da Revolução Socialista Cubana tomou a decisão política de se ligar ao Bloco Soviético e sofreu fortes mudanças, sendo rebatizado como Partido Comunista de Cuba.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

No comunismo há a igualdade, no capitalismo a meritocracia! Enquanto no comunismo tudo é de todos, no capitalismo você pode conquistar mais que seu colega de trabalho, basta trabalhar mais. Capitalismo presume liberdade, comunismo é sinônimo de regulamentação, de privação de liberdade.

No socialismo podem existir resquícios de propriedade privada, enquanto no comunismo a propriedade privada é extinta e todos os bens são coletivos. O socialismo permite que alguns traços do capitalismo existam no meio de si, enquanto o comunismo, como fase posterior, é uma nova forma de organização da sociedade.

Para o cientista político, o comunismo é visto por muitos conservadores como “inimigo do capitalismo, inimigo das liberdades”, e, em sua opinião, justamente pelo País ter um modo de produção capitalista, o Brasil não deve “se tornar comunista”.

O socialismo foi abandonado em países como o Camboja, Etiópia, e Mongólia. O colapso do comunismo levou os especialistas a declarar o fim da Guerra Fria. Reformas na Europa Oriental, bem como na República Popular da China e no Vietnã, começaram a abraçar o capitalismo.

Apesar de nenhum país ter chegado à fase comunista, ao longo do século XX, diversos países adotaram os chamados regimes comunistas. Alguns dos países que assumiram uma orientação marxista (comunista) foram: Rússia/União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) Alemanha Oriental.

Liberdade religiosa: o plano de governo aborda a defesa à "livre possibilidade de exercer ou não suas crenças religiosas", o respeito aos que pensam diferente e defende que "o Estado e a sociedade garantam a liberdade religiosa do cidadão" e combata "todas as formas de discriminação e os ataques às distintas práticas ...

Diretrizes preveem mudança da política de preços da Petrobras, proteção para trabalhadores de aplicativos, reforma tributária para que "ricos paguem mais", desmatamento líquido zero e política industrial.