Qual a função do camisa 7 no futebol?

Perguntado por: anunes6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

No futebol moderno, Camisa 8 é o maestro que conduz o time ao ataque. No futebol, o número da camisa que cada jogador utiliza carrega um peso simbólico, uma história, uma mística, capaz de eternizar atletas que utilizaram essa numeração ao longo da careira.

Logo após Kaká deixar o Real Madrid, Toni Kroos herdou a camisa 8 – e segue no clube até hoje fazendo história com atuações incríveis. Nesse sentido, o jogador é conhecido pela sua elegância e pelos passes precisos. Na temporada 2021/22, teve média de 77 passes por partida, com uma taxa de 95% de acerto.

O camisa 9, apesar do talento enorme para concluir as jogadas, é um atacante de mobilidade. Pode jogar como uma referência, mas também como um segundo atacante e até pelas beiradas do campo.

Na temporada 2022/2023, 13 jogadores estão listados com a camisa 6: LeBron James, Alex Caruso, David Durke, Jalen McDaniels, Hamidou Diallo, Kenyon Martin Jr, Luca Vildoza, Jordan McLaughlin, Quentin Grimes, Jaylin Williams, Keon Johnson, Nickeil Alexander-Walker e Kristaps Porzingis.

O goleiro é o um, o lateral-direito o dois, a dupla de zaga no 3 e 4 e o lateral-esquerdo… o seis. O cinco na verdade é o primeiro volante, e o segundo (ou primeiro meia-de-criação) é o oito. O sete, que já deveria ter aparecido, é o ponta direita. O meia-armador é o 10.

O jogador Carlos Henrique Casemiro, mais conhecido como Casemiro, defende a seleção brasileira com a camisa 5, na posição de volante. Atualmente, ele atua pelo Manchester United, na Inglaterra.

O uso de alas invertidas (ou seja, os canhotos jogando pela direita, e vice-versa), fez com que o número 7 seja usado pelo ponta-esquerda, e o número 11 pelo ponta-direita. Quando a posição de líbero estava em moda, normalmente ele usava a camisa 5.

Nova contratação do Chelsea é um bom exemplo de um camisa 5 que articula o jogo, mas a função não é tão simples como parece - e tampouco comum no futebol brasileiro. A posição mais complexa do futebol é o volante. Por volante, entenda o jogador imediatamente na frente da defesa, mas sem frequentar tanto o ataque.

Com Richarlison, Brasil volta a ter um camisa 9 marcando em Copas do Mundo após nove jogos de seca | Catar 2022 | O Globo.

Titular da lateral-esquerda do Brasil, Alex Sandro terá a missão de honrar uma posição que tem muita representatividade nos títulos de Copa do Mundo conquistados pela Seleção.

No Brasil, em 2014, a camisa 7 foi para o atacante Hulk. Longe de ser o jogador que brilhou no Campeonato Brasileiro de 2021. O Hulk na Copa do Brasil foi tímido, ineficiente, perdido.

O 7 é um número que carrega energias poderosíssimas e está ligado a uma potente espiritualidade. A busca pelo conhecimento é uma marca de quem é regido por esse número pessoal. Simboliza a intuição e a consciência elevada.

Além de ser um número primo, ele é aritmeticamente único. 7 é o único número que não é múltiplo e nem divisor de nenhum outro algarismo entre 1 e 10. Em outras palavras: 7 nunca será resultado de uma multiplicação ou divisão entre dois números do conjunto (exceto se o 1 for um dos fatores da operação).

O número SETE é sagrado, perfeito e poderoso, afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia. É também considerado um número mágico. É um número místico por excelência. Indica o processo de passagem do conhecido para o desconhecido.

Escolhido para usar a 9 da Seleção Brasileira no Catar, Richarlison não sente o peso do simbolismo da camisa, vestida por Ronaldo Fenômeno e outros grandes goleadores do futebol brasileiro em Copas. O tradicional número nas costas é responsável por 42 gols do Brasil em Mundiais.

Richarlison revive a camisa 9 do Brasil em estreia de Copa - 24/11/2022 - Esporte - Folha.