Qual a função do cachorro no mundo espiritual?

Perguntado por: agil2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.

Os cães são criaturas que se deixam levar pelo amor, pelo carinho e pelo cuidado. Eles são honestos, leais e em extremo fiéis. Sim, são animais mas têm uma forma de ser que os fez ganhar o título de "o melhor amigo do homem".

A missão espiritual dos cães de acordo com o espiritismo
Assim, quando tratamos nossos cachorros com carinho, sua missão é concluída sem grandes esforços – e nós, por consequência, aprendemos mais sobre amor incondicional. Você também pode gostar: Descubra como ter um cachorro pode diminuir seu estresse.

"Vendo pelo lado mais simples e prático, eles estão programados para encontrar e eleger alguém de confiança para se sentirem seguros. No início da vida, esta necessidade é mais forte, pois eles são mais frágeis. Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles.

Filiada a Fédération Cynologique Internationale – FCI, a Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC é a entidade mater no Brasil. A instituição cuida de padrões para criação, registros, emissão de pedigrees e exibição de raças de cães em exposições no Brasil.

O cão, usado pelos judeus como guardião da casa e do rebanho, era, no entanto, considerado nos tempos antigos como um animal impuro e, portanto, tinha um valor negativo.

Um dos principais sentidos dos cães é o olfato. Em alguns casos, eles conseguem identificar a presença de micro-organismos nocivos à saúde humana – é o caso de algumas bactérias, fungos e, com menor frequência, de vírus.

Como a missão espiritual está diretamente relacionada com a nossa evolução, é necessário deixar claro que, de acordo com a visão espírita, o animal mais evoluído espiritualmente é o cão.

Quando eles morrem, o processo de reencarnação deles é muito rápido, pois trata-se de um ser que não carrega as mazelas que nós, humanos, levamos conosco. Na grande maioria das vezes, os cães voltam para seu antigo dono, mas com formato, cor, tamanho, raças diferentes.

O processo de desencarne é sempre o mesmo em seres orgânicos. Assim, independentemente de ser gato ou cachorro, a alma primitiva do animal se liberta da forma física e vai para o plano espiritual, retornando rapidamente ao mundo material para continuar a se desenvolver.

Pessoas altamente sensíveis (HSP) e indivíduos com altos níveis de empatia, também conhecidos como empatas, tendem a atrair cães por onde passam. Se os cachorro costumam vir até você pedindo bichinhos de estimação, abraços e beijos, é provável que você seja um encantador de animais.

Cães são ótimos exemplos de equilíbrio e coragem espiritual. Eles são benfeitores espirituais que nos esclarecem que todos precisam considerar os diversos animais que nos rodeiam como existências em evolução no planeta Terra, assim como nós.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Cachorro me encara na hora do treinamento
Quando seu cão está constantemente olhando para você durante o treinamento, significa que ele está prestando atenção em você. O contato visual com os cães desempenha um papel fundamental em seu treinamento, especialmente se você estiver treinando um cão surdo.

Um cão irá considerá-lo parte da família dele tanto quanto o considera parte da sua. A proteção vem dos ancestrais lobos e dos anos de convivência com os humanos. Os cães têm plena consciência de que o seu dono cuida bem deles. É natural que um cão bem tratado retribua o favor garantindo que seu dono está protegido.

Se seu cachorro dorme sempre com você, significa que você lhe transmite segurança e confiança. Ele fica à vontade com você e o vê como uma figura de referência a seguir, em quem ele pode confiar. Portanto, não é de surpreender que, além de compartilhar com você o momento do sono, seu cachorro te siga por toda parte.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!