Qual a função do bulbo do olho?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O olho, também conhecido como globo ocular ou bulbo ocular, é um órgão sensitivo altamente especializado que se localiza na órbita. A principal função do olho é detectar estímulos visuais (fotorrecepção) e levar essa informação para o cérebroatravés do nervo óptico (NC II).

Corpo ciliar: tem como função secretar o humor aquoso e contém a musculatura lisa responsável pela acomodação do cristalino. Íris: é um disco diversamente colorido e envolve a pupila, porção central que controla a entrada de luz no olho. Retina: a parte mais interna e importante do olho.

Ela é constituída apenas por 2 músculos: o m. ciliar, que contraído promove o espessamento da lente ocular, objetivando melhorar a “visão de perto”, e o m. esfíncter da pupila, que, contraído, comprime a pupila. Ambos são inervados pelo nervo oculomotor.

Sua forma é semelhante a um cone, e a extremidade menor “desse cone” é contínua com a medula espinal. Superiormente, o bulbo limita-se com a ponte, pelo sulco bulbopontino onde emergem vários pares cranianos, como já conversamos. Na superfície do bulbo, podemos ver alguns sulcos e esses se continuam na medula espinal.

Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico. Ele recebe as informações de diversos órgãos e controla funções como os batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, entre outros.

A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.

A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

Carúncula lacrimal é a saliência avermelhada, que parece uma “bolinha”, no ângulo interno do canto palpebral cuja função é canalizar as lágrimas até o saco lacrimal.

Emerge do bulbo os seguintes nervos cranianos:nervo hipoglosso (XII), nervo acessório (XI), nervo vago (X) e nervo glossofaríngeo (IX). A substância cinzenta é onde estão presentes os núcleos dos nervos cranianos.

O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra. O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.

músculo orbicular do olho

O músculo orbicular do olho é um esfíncter elíptico, fino e plano, que envolve o ádito da órbita, consistindo de 2 porções: orbital e palpebral(2,3). O fechamento forte das pálpebras é executado com a colaboração da parte orbital, levando a pele da fronte, têmpora e bochecha em direção ao ângulo médio das pálpebras.

O bulbo é um órgão condutor de impulsos nervosos, podemos dizer que é a ponte que se comunica entre o cérebro e a medula espinhal, uma lesão nessa região pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

Aprovada pela comunidade. Uma pancada nesta área ou sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posterior a ela, pode causar morte instantânea, pois paralisa os movimentos respiratórios e cardíacos.

-Bulbo- Originado do mielencéfalo, o bulbo é uma região contínua da medula espinhal. São importantes na coordenação de reflexos de tosse, espirro, salivação e deglutição. Além disso, controlam funções vitais como batimento cardíaco, respiração e pressão arterial.