Qual a função do azeite na pizza?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

A função do Azeite é dar maciez à massa melhorando a textura do miolo e também serve para retardar o envelhecimento do produto mantendo a umidade e sua duração. Uma opção saudável e nutritiva no seu dia-a-dia.

A segunda opção é substituir por óleo, e os mais indicados são óleo de girassol e óleo de soja. Para refogar, não é necessário adicionar mais do que um pequeno fio de óleo à panela, e mesmo que ele também venha enfrentando uma alta no preço, não chega a custar tanto quanto o azeite.

O azeite extravirgem e virgem são os melhores para adicionar na pizza.

A farinha de trigo macerada com água ativa o glúten, que dá elasticidade à mistura. O ovo entra para garantir a estrutura, permitindo a liga dos ingredientes secos.

O açúcar tem uma função muito importante na indústria de panificação. Além de promover sabor agradável, leveza e maciez à massa, ele contribui para a fermentação. E é este o seu papel principal: permitir o desenvolvimento da fermentação.

Mais fermento não significa uma massa maior ou mais macida. Vai estragar sua receita e descompensar a quantidade dos outros ingredientes. Um envelope de fermento biológico seco de 10g é o bastante para 1kg de farinha.

4 horas

No Brasil, o costume da maior parte das pizzarias é fermentar a massa de pizza de 2 a 4 horas e depois prepará-la, o que costuma deixar a maioria das pizzas bastante “padrão” por todo o país.

Pré-aquecer o forno de dez a 15 minutos antes de colocar o bolo é primordial, especialmente em fornos a gás, mais comuns em casa. Cada receita tem uma temperatura indicada para assar e se o forno estiver mais frio, o bolo pode abatumar.

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E.

Farinha tipo 00
Essa é a farinha mais refinada e, por isso, praticamente não contém vitaminas e minerais. É muito usada na Itália, mas ainda é difícil de ser encontrada no Brasil. A farinha 00 é perfeita para fabricação de pães e pizzas, pois possui muita umidade e glúten, o que deixa a massa mais elástica e macia.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Ideal para
Experimente em molhos de ervas finas, regas com pão fresco ou na finalização de legumes grelhados.

O ato de colocá-lo na pizza faz com que ele se sobreponha aos sabores dos outros ingredientes, o que torna a pizza uma “pizza de ketchup”.

Para isso, ela é levada a um ambiente apropriado, com temperatura entre 30–35°C e umidade relativa de 75-80%, são as chamadas câmaras de descanso, onde permanecerá por aproximadamente 55–65 minutos.

Ressalte-se que na massa não pode ir muito óleo, senão a massa fica dura. Sove bem até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisinha. Demora um pouco mesmo, mas quanto mais se sova, mais a massa fica macia por dentro e crocante por fora depois de assada.

Uma máquina boleadora capaz de produzir 1000 bolas de massa em apenas 1 hora, além de garantir a padronização da produção e uma dosagem mais precisa. Assim, o boleamento de massas se tornará um processo prático e rápido, acelerando sua produção.

No copo com açúcar, o fermento é alimentado pelo açúcar; cria bolhas e espuma devido aos gases produzidos pelo metabolismo do microrganismo. Se isso fosse uma simples reação química, o copo com água quente deveria apresentar o mesmo resultado, até mais rápido.

O fermento biológico tem como função principal provocar a fermentação dos açúcares, produzindo gás carbônico (CO2), que é responsável pela formação dos furinhos internos e pelo crescimento da massa. Isso nos mostra que a presença do açúcar é importante.

O ideal é deixar de um dia para o outro, mas a massa também fica gostosa em menos tempo. O restante dos ingredientes não varia, é sempre o mesmo. Em uma tigela média ou uma superfície limpa, peneire o sal e a farinha. Junte o fermento e misture.

Deixe a massa descansar coberta por um pano úmido por 30 minutos ou até que dobre de tamanho. Faça quatro bolinhas de 130g com a massa e coloque num tabuleiro untado com um pouco de farinha. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 30 minutos para terminar a fermentação.

fermento biológico

O fermento biológico é mais potente, pois a indústria observou qual tipo de fungo era mais eficiente na fermentação da massa e fez um produto só com ele. Por ser concentrado, age mais rápido que o selvagem.