Qual a função do ácido fólico no organismo?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Ele faz parte do complexo B e atua principalmente na formação de células essenciais no desenvolvimento humano e crescimento. Essa vitamina é fundamental na manutenção da saúde do sistema imunológico e até mesmo do cérebro. Além disso, ele ajuda na prevenção de várias doenças como câncer, infarto e Alzheimer.

Bom para as grávidas: Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção.

5 coisas sobre ácido fólico

  • Faz bem ao cérebro. Idosos tendem à deficiência de folato que se relaciona à demência e problemas cognitivos. ...
  • Cabelos, unhas e pele saudáveis. ...
  • Protege o sistema circulatório. ...
  • Blinda contra o câncer. ...
  • Afasta a depressão.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

De acordo com orientações atualizadas do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação.

Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico e em qual quantidade. No mínimo, geralmente recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário.

O ácido fólico sintetizado por bactérias intestinais contribui para o estoque do organismo. A biodisponibilidade do folato dietético para a absorção intestinal é de 60%, e do folato medicamentoso, 98%.

A dose recomendada de ácido fólico é 400 mcg (microgramas) ao dia. A maioria dos suplementos de ácido fólico ou vitaminas pré-natais possuem a quantidade diária recomendada, mas verifique o rótulo do frasco para ter certeza de que essa é a quantidade de que você precisa.

O ácido fólico, ou Vitamina B9, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B. Sua forma ativa, o ácido tetrahidrofólico, atua como uma coenzima em diversas reações metabólicas essenciais.

Quais as contraindicações do Ácido Fólico? O Ácido Fólico não deve ser administrado até que se tenha descartado o diagnóstico de anemia perniciosa, já que o mesmo corrige as manifestações hematológicas e mascara a anemia perniciosa, possibilitando a evolução de danos neurológicos.

Também é possível suplementar tanto a vitamina D quanto o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico, mas é indicado consultar um endocrinologista antes de fazer uso de qualquer suplementação oral.

Qual horário para tomar o medicamento? A orientação é que se tome o ácido fólico 1 hora antes das refeições, preferencialmente antes do almoço. Caso a mulher não se sita bem por algum motivo não está impedida de tomar em outros horários, importante é não deixar de tomar.

Existem relatos na literatura de que doses de 15mg/dia possam produzir alterações no sistema nervoso central, como distúrbio do sono e irritabilidade. Doses elevadas de Ácido Fólico (maior que 15mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco.

Suco de couve, limão e maracujá
Esse suco é rico nas vitaminas C e A, que são antioxidantes, e em ácido fólico, que está presente na couve e que estimula a produção de sangue, prevenindo anemia e fortalecendo o metabolismo. Ingredientes: 1 folha de couve manteiga.

O ácido fólico, abundante nos frutos e legumes, impede a hipertensão arterial nas mulheres se for tomado em altas doses, graças à sua acção relaxante sobre os vasos sanguíneos.

Como o fechamento se dá nas 4 primeiras semanas, depois desse tempo o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir. Porém a ingestão de ácido fólico deve ser mantida de acordo com as recomendações médicas.

A deficiência de ácido fólico pode ser identificada através de exames de sangue, onde será constatada a presença de hemácias de tamanho aumentado - característica da anemia megaloblástica - e os níveis da vitamina no sangue. O tratamento é feito com suplementação do ácido fólico ou vitamina B9.

Para detectar a existência de baixo nível de ácido fólico e sua gravidade, é preciso fazer um exame de sangue. A anemia, assim como as hemácias de tamanho aumentado são facilmente detectadas em um hemograma de rotina.

O ideal é passar a tomar essa vitamina do complexo B, também chamada folato, pelo menos três meses antes da concepção, mas há estudos que apontam que o ideal seria toda mulher em idade fértil ingerir 400 microgramas de ácido fólico ao dia (converse com o seu médico sobre essa possibilidade para o seu caso).