Qual a função de uma ONG de animais?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O trabalho de uma ONG de adoção de animais é muito importante e inspirador. São grupos de pessoas que se dedicam a proteger, resgatar e acolher bichinhos em alguma situação de risco. Além disso, há políticas para os novos tutores levarem os pets para casa com a garantia de um ambiente saudável.

O voluntariado é a forma mais imediata e eficaz para se tornar um membro de uma ONG de defesa dos animais. Qualquer atividade requer treinamento e instrução prévia. No caso do voluntariado, isso não é uma exceção. A primeira coisa informada são os objetivos da instituição e a maneira como eles são organizados.

UIPA – União Internacional Protetora dos Animais
Ela é responsável pelo surgimento do artigo 32 da Lei Federal nº9. 605/98 que tounou crime a prática de maus-tratos. Até hoje, a instituição acolhe, recupera e promove a adoção de centenas de cães e gatos vítimas de abandono, acidentes e maus-tratos.

A finalidade precípua da ONG é fiscalizar os atos do Estado, seja em âmbito Federal, Estadual ou Municipal, acompanhando os atos praticados pelos poderes executivo, legislativo, judiciário, ou para cuidar de certos setores específicos da sociedade, como meio ambiente, proteção e assistência ao consumidor, etc., etc., ...

Assim, podem oferecer orientações profissionais, jurídicas, psicológicas, podem ofertar serviços diversos, acolher a população, educar, ajudar com o encaminhamento para órgãos responsáveis, defender causas ambientais ou de minorias, entre diversas outras atividades.

Atualmente, 70 animais que foram resgatados das ruas vivem no abrigo da ONG e as despesas mensais chegam a R$ 7 mil. A fundadora explica que o grupo não recebe uma doação fixa mensal de órgãos públicos, as despesas são pagas com ajuda dos voluntários da ONG e de pessoas que se sensibilizam com a causa.

Quer saber como arrecadar dinheiro para ONG de animais? Simples, você pode montar uma vaquinha online para arrecadar fundos para a entidade escolhida. É uma forma super simples e que pode ser compartilhada por muitas pessoas.

Como ajudar ONGs de animais?

  1. Escolha uma Associação Protetora de Animais.
  2. Seja um voluntário em centros de animais.
  3. Transforme sua casa em um lar temporário para animais.
  4. Torne-se padrinho ou madrinha.
  5. Doe materiais ou dinheiro.
  6. Adote um animal, não compre.
  7. Relação de ONGs de animais no Brasil.

As ONGs precisam ter um contador, o que gera um custo fixo mensal que usualmente fica próximo a um salário mínimo. Também neste caso há profissionais que fazem esse serviço de forma pro bono ou até cobrando um valor muito abaixo do mercado por se tratar de uma organização social.

Agora, todas as ONGs devem ser cadastradas no sistema, ter os documentos exigidos e ter funcionamento regular comprovado por três anos para receber repasses. As ações de liberação de recursos, fiscalização, execução e prestação de contas serão realizadas eletronicamente, diretamente na ferramenta.

O primeiro passo no processo de como criar uma ONG e ganhar dinheiro para mantê-la é a identificação de uma causa para atender. Existem diversas necessidades sociais que exigem atenção e focar em uma é crucial para um trabalho preciso e que atinja eficientemente um grande número de pessoas.

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem. 3 - Nenhum animal deve ser maltratado. 4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

Ong de adoção - O maltrato aos animais ainda é uma realidade, muitos sofrem abandono e ficam em uma situação vulnerável nas ruas, muitas das vezes passam fome e ficam doentes. Existem Ong's (Organização não governamental) que resgatam esses animais para garantir sua proteção e cuidados.

1. Arca Brasil. Na lista de ONGs de animal está a Arca Brasil, inaugurada em 1993. Essa entidade foi a primeira no país a planejar um programa municipal para conter a proliferação de cães e gatos nas ruas.

Apesar de popular, o termo Organização Não-Governamental (ONG) não existe legalmente. Este é o nome genérico para se referir a fundações e associações, as duas entidades privadas sem fins lucrativos do Código Civil brasileiro. Todas as Associações, assim, são ONGs – embora nem todas as ONGs sejam associações.

Quanto à responsabilidade subsidiária, o código civil trata expressamente da matéria, sendo obrigatório fazer constar nos estatutos sociais das entidades sociais se os dirigentes (sócios) responderão ou não subsidiariamente pelas obrigações da organização.