Qual a função de uma objetiva?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As objetivas são, geralmente, conjuntos de lentes posicionadas de tal modo a corrigirem aberrações cromáticas, possuírem bom poder de resolução, permitir um contraste adequado de tons, possuírem uma distância focal e permitirem ajuste de foco de modo com que o observador possa usufruir das suas possibilidades e faça o ...

Basicamente, existem três tipos de objetiva: as grande-angulares que, quando radicais, levam o nome de olho-de-peixe (fish eye), as normais e as teleobjetivas. Para saber classificá-las é necessário descobrir qual é a normal, e para isso temos que aprender o que é distância focal.

Uma objectiva (também conhecida como lente fotográfica, lente de câmera ou objetiva fotográfica) é um conjunto de lentes ópticas usada em conjunto com um corpo de câmera e um mecanismo para reproduzir imagens em um filme fotográfico ou em outra mídia capaz de armazenar uma imagem quimicamente ou eletrônicamente.

As objetivas, popularmente chamadas de lentes, são um importante componente das câmeras fotográficas, desempenhando a função essencial de projetar no sensor uma imagem focalizada da cena que será fotografada. Sem ela, a câmera não registra corretamente as imagens.

A lente que fica mais próxima do objeto é denominada objetiva e forma uma imagem real do objeto. A lente que fica mais próxima do olho é denominada ocular e funciona como uma lente de aumento para observar a imagem formada pela objetiva.

São compostos por dois tipos de lentes: as oculares (comumente possuem um aumento de 10x) e as lentes objetivas (que comumente possuem 4x, 10x, 40x e 100x de aumento).

As cores dos códigos das lentes de 4X, 10X, 40X, e 100X são, respectivamente, vermelho, amarelo, azul e branco. Quanto maior a força de ampliação fornecida pela lente, maior o seu comprimento.

As 5 melhores lentes objetivas para câmeras fotográficas Canon

  • A Canon. ...
  • 1 – LENTE CANON EF-S 10-22MM F/3.5-4.5 USM. ...
  • 2 – LENTE CANON RF 50MM F/1.8 STM. ...
  • 3 – LENTE CANON 50MM STM F/1.8. ...
  • 4 – LENTE CANON EF 70-200MM F/4 L.

De maneira geral, as objetivas podem ser separadas em três “famílias”: as normais, as teleobjetivas e as grandes angulares. Essas nomenclaturas estão associadas a duas características presentes em toda objetiva: a distância focal e o ângulo de visão que ela oferece para um determinado tipo de câmera.

A lente ocular é a parte de qualquer equipamento de observação óptica directa (telescópio, microscópio, binóculo, lupa binocular) que se destina à aplicação directa (com contacto ou proximidade extrema) de um ou de ambos os olhos do observador.

O flash dedicado é um equipamento muitas vezes subestimado e usado apenas em situações onde a iluminação ambiente não é suficiente. Mas é esse equipamento que permite iluminar as fotos e realizar variados efeitos.

A distância focal define o campo de visão de uma lente. A distância focal é medida em mm (milímetros) e define o quanto você consegue ver a partir de uma lente. Quando maior o valor, mais “fechado” será o ângulo de visão de uma lente. Quando esse valor é menor, mais “aberto” será o ângulo de visão de uma lente.

Após o uso da objetiva com o óleo de imersão, limpá-la com pano específico para lentes ou papel macio, passando-o suavemente somente em um sentido. Caso o óleo seque, limpar com álcool-cetona ou xilol. Não utilizar solventes, pois podem danificá-las.

Muitas objetivas são de dimensão pequena, então seu dedo pode ser muito grande para limpar a superfície da lente. Nesse caso, basta fazer um triângulo com papel para lente para criar uma ponta. Lembre-se de que deve usar sempre papel para lentes em vez de lenços faciais ou panos de laboratório.

Normalmente, você encontrará três ou quatro lentes objetivas em um microscópio, normalmente consistindo em potências de 4x, 10x, 40x ou 100x.

A refração objetiva fornece dados úteis e pode ser um ponto de partida para a refração subjetiva, mas não pode ser usada exclusivamente para a prescrição de lentes oftálmicas, devido a ser no exame subjetivo onde há maior interação e maior recolha de dados no que possibilita na adequada prescrição da refração que o ...

Cada objetiva é classificada com sua ampliação, por exemplo, 5x ou 100x. No entanto, a ampliação da objetiva por si só não determina a ampliação global do microscópio. Isso resulta da ampliação da objetiva multiplicada pela ampliação da ocular (para lente de tubo de 1x).

A correção da miopia poderá ser efetuada: Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.