Qual a função de uma lamparina?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Lamparina: utensílio destinado a aquecer em pequenas proporções análises que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe , para ser queimado na outra extremidade (pavio).

-Esterilização de instrumentos: A chama da lamparina de vidro é usada para esterilizar instrumentos e materiais de laboratório, como pinças, espátulas e alças de inoculação. A esterilização é um processo essencial para evitar a contaminação cruzada entre amostras e garantir resultados precisos nos experimentos.

Lamparina a álcool para laboratório 100ml. Utilizada para o aquecimento de diversos materiais de laboratório, tais como tubos de ensaio e béqueres.

Madre Teresa de Calcutá em sua humilde sabedoria já nos ensinava que "para manter uma lamparina acesa, precisamos continuar colocando óleo nela".

Os lampiões e lamparinas eram usados de forma fixa nas casas ou de maneira portátil quando alguém saía. Desse modo, as ruas à noite eram ambientes escuros e perigosos.

Uma acompanhante sem luz não tinha como fazer parte no cortejo nupcial. Pois bem, para que uma lamparina consiga iluminar é preciso ter azeite.

5 horas

Além de poderem ser encontradas em diversas cores, o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.

A lamparina é uma adaptação do pastel de Belém, doce de origem portuguesa.

O pavio absorve o combustível, óleo ou álcool para a chama pela ação da capilaridade a fim de manter o fogo aceso. Quando fizer uma lamparina caseira a querosene, você vai querer fazer os pavios também.

Lamparina plástica à alcool. Material utilizado por dentistas e protéticos para plastificação de ceras na montagem de dentes em próteses dentária, enceramento de dentes, individualização de moldeiras. Perfeito para procedimentos clínicos e laboratoriais.

A lâmpada a óleo, também designada por candeia, lucerna, lamparina ou lâmpada de azeite, é constituída de um recipiente com algum tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de madeira ou cortiça, com um pavio encerado fixo. Seu uso se estende desde a pré-história até aos dias de hoje.

A lamparina era simplesmente um recipiente pequeno, de barro ou metal, com uma alça em uma ponta e uma mecha de tecido em outra – igual àquela lâmpada da qual sai um gênio, segundo as lendas árabes.

A lâmpada de querosene, chamada também de lamparina de querosene e em algumas regiões do Brasil como lampião a querosene (conhecida em alguns países "lâmpada de parafina") é qualquer tipo de dispositivo de iluminação que usa querosene (quimicamente uma parafina, distinta da cera de parafina) como combustível.

Sendo assim, acende-se a lamparina para reverenciar o conhecimento como uma forma do bem maior. Por que não acender uma lâmpada comum ou um abajur? Isso também removeria a escuridão. Mas a lamparina a óleo possui um significado espiritual mais profundo.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Isso quer dizer que o crente começa a apagar, mas a palavra diz que não se pode apagar, pelo contrário: precisa colocar mais combustível para que haja fogo. Quando Jesus falava do reino falava por meio de parábolas.