Qual a função de uma imperatriz?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Imperatriz, o equivalente feminino, pode indicar a esposa de um imperador (imperatriz consorte), mãe (imperatriz viúva) ou uma mulher que governa por seus próprios direitos (imperatriz reinante). Os imperadores são geralmente reconhecidos como tendo a mais alta honra e posição monárquica, superando os reis.

1. Soberana de um império. 2. Mulher de um imperador.

O imperador ou imperatriz é o maior título da nobreza, sendo o principal status social que se pode alcançar.

Imperatrizes do Brasil

N.ºNomeConsorte de
1Leopoldina da ÁustriaD. Pedro I
2Carlota Joaquina da EspanhaD. João VI
3Amélia de LeuchtenbergD. Pedro I
4Teresa Cristina das Duas SicíliasD. Pedro II

Estandarte Imperial
O Brasil teve dois monarcas durante a época de Reino Unido: D. Maria I (1815–1816) e D. João VI (1816–1822). Quando da criação deste Reino, a rainha Maria I já era considerada incapaz e o Império Português era governado pelo príncipe João Maria de Bragança, futuro rei João VI, como príncipe regente.

O rei herda o controle político de um determinado Estado e, durante o seu domínio, continua a preservar os mesmos limites territoriais. No outro caso, o título de imperador indica uma condição de superioridade alcançada por um rei que promoveu a expansão dos territórios por meio de anexações ou conflitos militares.

Imperatriz, o equivalente feminino, pode indicar a esposa de um imperador (imperatriz consorte), mãe (imperatriz viúva) ou uma mulher que governa por seus próprios direitos (imperatriz reinante). Os imperadores são geralmente reconhecidos como tendo a mais alta honra e posição monárquica, superando os reis.

Dentre as efemérides que o ano de 2017 nos traz, cremos que uma das mais significativas para a nossa nacionalidade são os 200 anos da chegada ao Brasil de Dona Leopoldina, nossa primeira imperatriz. A arquiduquesa Dona Carolina Josepha Leopoldina d'Áustria nasceu aos 22 dias do mês de janeiro de 1797, em Viena.

Maria Leopoldina

Maria Leopoldina entrou para a história do Brasil por ter sido a primeira imperatriz do país. Casada com d. Pedro I, a arquiduquesa austríaca teve papel fundamental em convencer seu marido a permanecer no Brasil e posicionar-se pela independência brasileira.

Casada com Dom Pedro II e a última imperatriz do Brasil, até a Proclamação da República em 1889, Teresa Cristina de Bourbon tem sido uma figura proeminente na mente do público nos últimos meses. Tudo isto devido à novela da emissora Globo, “Nos Tempos do Imperador”, que começou a passar em agosto deste ano, 2021.

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II (1926-2022)
Teve de assumir o trono após a morte do pai e passou por grandes transformações históricas, como as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939 1945), a Guerra das Malvinas (1982), conflitos na Irlanda do Norte e outros.

A noiva do ano ficou na frente até de sua falecida sogra, Lady Di (que ficou em quarto lugar), e só perdeu para Grace Kelly ou princesa Grace de Mônaco, considerada a mais bonita de todas, e a rainha Rania da Jordânia, que abocanhou a medalha de prata na competição. O ranking, que ouviu 127 mil pessoas.

Consorte real é o cônjuge do monarca. Assim, tem-se os termos princesa consorte, príncipe consorte, rainha consorte, rei consorte, imperatriz consorte.

Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro político, cultural e populacional do estado, segundo maior PIB do Maranhão e 165º do Brasil, com PIB de R$ 7.200.694,508 bilhões, superada apenas pela capital São Luís.

Município se destaca na região pelos bons indicativos econômicos e sociais. De acordo com a pesquisa de Custo de Vida Nacional, realizada pela empresa Mercer em 2021, Imperatriz se configura em quarto lugar entre as cidades mais baratas para se viver no Brasil.

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Dona Maria Gabriela nasceu a 8 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, e é a mais moça dos quatro filhos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.