Qual a função de um transistor NPN?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Um transistor NPN recebe tensão positiva no terminal do coletor. Essa tensão positiva para o coletor permite que a corrente flua do coletor para o emissor, desde que haja uma corrente de base suficiente para ativar o transistor.

Outro conceito que diferencia os transistores NPN e PNP é que, uma vez que a tensão é alocada de forma diferente, eles têm fluxos de corrente opostos na saída. Em um transistor NPN, a corrente de saída flui do coletor para o emissor. Em um transistor PNP, a corrente de saída flui do emissor para o coletor.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

Ou seja, ele atua diretamente com a intensidade da corrente elétrica presente em um circuito elétrico, podendo amplificar ou parar por completo a passagem dessa corrente. Quando utilizados para amplificar, os transistores recebem uma corrente elétrica baixa de entrada e produzem uma corrente elétrica alta de saída.

O transístor é um dos blocos de construção de toda a eletrónica moderna e está presente em todos os circuitos integrados. É um dispositivo semicondutor que torna possível a amplificação de sinais. Com ele é possível construir circuitos que amplificam sinais de tensão e/ou corrente.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  • TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  • FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  • IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Um MOSFET é responsável por controlar tanto a tensão quanto a corrente elétrica originada na fonte para a operação do chip e ele atua em conjunto com o capacitor MOS (Metal Oxide Semiconductor), um semicondutor construído com substrato de silício.

O transistor é um componente de circuito elétrico, cujo nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência, que se tornou popular nos anos de 1950, sendo ele o grande responsável pela revolução da eletrônica. Uma de suas principais funções é a de aumentar e chavear os sinais elétricos.

O sinal original é inserido na base do transistor e conforme ele varia, permite a variação de uma outra fonte de energia que está ligada ao coletor. Esta fonte de energia que é mais forte, varia proporcionalmente do coletor para o emissor e pode ser considerada um “espelho amplificado” do sinal original.

Qual o transistor mais utilizado? Os transistores possuem as mais diversas aplicações e função de suas características. Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família.

Use a escala com o símbolo do diodo e da mesma forma que o multímetro analógico procure um terminal que indica aproximadamente o mesmo valor com os dois restantes. Este terminal é a base. Se acharmos a base com a ponta vermelha, o transistor é NPN e se acharmos com a preta, ele é PNP.

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

Quando usado em um circuito de controle do tipo relé tradicional, normalmente é possível usar o tipo PNP ou o tipo NPN de sensor como mostrado abaixo. Sensores PNP tendem a ser mais comumente usados. Circuito de controle do tipo de relé tradicional; Use com um controlador lógico programável (PLC).

Para que um transistor funcione é necessário polarizar corretamente as suas junções. Deste modo, nos transistores tipo NPN, a corrente elétrica entra pela base e sai pelo coletor e emissor.

Ou seja, os resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. Além de limitar a corrente, os resistores também possuem mais uma função primordial, que é alterar a diferença de potencial em um trecho específico do circuito.

Um transistor pode operar de duas formas, como amplificador ou como chave, e eles têm 3 terminais que diferenciam o nível de tensão aplicados. Na região ativa — que pode ser denominada de outra maneira —, a fonte de corrente é controlada para a construção de amplificadores de sinais para aplicações analógicas.