Qual a função de um sistema de versionamento?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um dos principais objetivos do versionamento de software é proporcionar o trabalho em equipe, garantindo que todos os membros do time tenham acesso aos arquivos do projeto e identificando o que cada um está fazendo e as mudanças já realizadas.

Há dois tipos de controle de versão: centralizado (Subversion) e distribuído (Mercurial e o Git). Este artigo pretende responder a algumas perguntas relacionadas com controle de versão e ajudar sua empresa a se informar melhor e decidir baseada nas necessidades reais.

O que é ferramenta de versionamento? Para facilitar o trabalho, o ideal é usar uma ferramenta de versionamento. Ela gerencia todo o ciclo de vida do trabalho, ou seja, guarda o histórico (ou versão) de cada documento (imagem, código, PDF, entre outros) do projeto.

Versionamento é um procedimento de controle de versões demonstrado através de uma numeração. Com isso, garantindo que todos os envolvidos saibam quando e quais alterações foram efetuadas, facilitando então o acompanhamento de mudanças.

O que é versionamento de APIs
É o processo de implementação de mudanças em uma determinada API. Quando realizamos alterações que modificam a estrutura daquela API, devemos versioná-la. Utilizamos o versionamento semântico para controle das versões.

As funções básicas dos sistemas de controle de acesso são dissuadir, gerenciar, detectar e responder.

Um controle de versão tem basicamente dois objetivos. Em primeiro lugar, ele deve guardar a cada versão de cada arquivo armazenado nele e garantir acesso a ela. Tais sistemas também fornecem uma forma de associar metadados – isto é, informação que descreve os dados armazenados – a cada arquivo ou grupo de arquivo.

Existem dois tipos de controle de versão: centralizado e descentralizado/distribuído. Conheça os detalhes a seguir. Centralizado: apenas um servidor principal tem uma cópia local para cada contribuidor. Logo, a única forma de comunicação delas é pelo servidor principal.

As vantagens estão relacionadas à distribuição do processamento, redundância/replicação de repositórios e às novas possibilidades de colaboração entre desenvolvedores (novos fluxos de trabalho).

Com o versionamento de documentos, a ideia é parecida. A cada atualização, uma nova versão do documento original é criada, adicionando as atualizações, evoluindo o número de versão, e preservando a versão anterior para fins de consulta e auditabilidade.

Quais são as 5 melhores ferramentas de controle de versão de software?

  1. CVS. A CVS é uma das ferramentas de controle de software mais antigas no mercado. ...
  2. Subversion. No meio corporativo, o Subversion é uma ferramenta de controle de versão de software bastante utilizada. ...
  3. TFS. ...
  4. GIT. ...
  5. Mercurial.

Sistema de Controle de Versão Distribuído
Eis a última palavra em sistema de versionamento. No chamado DVCS (Distributed Version Control System), os clientes não fazem mais cópias das últimas versões dos arquivos no servidor: eles são os próprios repositórios das alterações realizadas.

Um sistema de versionamento permite que várias pessoas trabalhem no mesmo conjunto de arquivos (repositório) ao mesmo tempo em que evita conflitos entre as alterações. Cada membro do time de desenvolvimento tem sua “cópia” dos arquivos que ao final das alterações é colocada junto das versões alteradas dos demais.

Significado de Versão
substantivo feminino Ato ou efeito de verter, de entornar, derramar. [Linguística] Transcrição de um texto em outra língua; tradução. Maneira de contar, de interpretar um fato: há diferentes versões do atentado. [Por Extensão] Fato desprovido de verdade; boato.