Qual a função de um serafim?

Perguntado por: dxavier6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os serafins, juntamente com os querubins, são responsáveis pelo primeiro movimento (chamado na altura, em latim, primum mobile) do firmamento na conceção medieval cristã do Céu, e são representados pelas estrelas fixas.

Na sequência da história bíblica, os querubins também aparecem relacionados à defesa da santidade e da glória de Deus. Inclusive, na tampa da Arca da Aliança havia a figura de dois querubins. Já os serafins parecem estar sempre envolvidos com o serviço ao redor do trono de Deus.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

1. Espírito celeste da primeira hierarquia. 2. [Figurado] Criança ou pessoa de rara formosura.

Os Serafins constituem do 1º ao 8º gênio, para estar em contato chamam-lhe a atenção livros e limpeza. Eles são oito: 1-VEHUIAH, 2-JELIEL, 3-SITAEL, 4-ELEMIAH, 5-MAHASIAH, 6-LELAHEL, 7-ACHAIAH, 8-CAHETHEL. Os Serafins são representados normalmente com seis asas e rodeados de fogo.

Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Protetor de Metatron, Serafiel tem a mais alta hierarquia dos serafims com o seguinte diretamente abaixo dele, Jeoel. Em alguns textos, ele é referido como o anjo do silêncio. Como chefe dos Serafins ele é um dos oito anjos juízes e um príncipe do Merkabah..

A origem desse nome de família remonta ao termo latino Serafim, que indicava seres celestiais, ou anjos que possuíam seis asas. A palavra hebraica Seraphim, que vem de seraph, significa “ardente” ou “incandescente”.

Os arcanjos são seres que servem a Deus e, também, aos homens. Sua principal função é o anúncio de missões importantes aos homens, como o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que a jovem daria à luz ao Filho do Altíssimo.

Na maioria dos relatos o Anjo Serafim é descrito como um ser alado e sua imagem mais comum é associada a um Anjo com seis asas cercado por fogo. O fogo como vimos faz referência à origem hebraica de seu nome, já as seis asas vêm de uma passagem do texto sagrado, Isaías 6, 2-4.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Os querubins da Arca da Aliança estão voltados um de frente para o outro, com as asas estendidas para a frente. A idéia é retratar as asas das criaturas como o trono onde Deus está sentado, enquanto a tampa da Arca é o estrado onde a divindade apóia seus pés.

Isaías 6 registra que no ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão na qual foi arrebatado até o trono de Deus. Ele viu o verdadeiro Rei lá e recebeu seu chamado para pregar arrependimento ao povo. Outros profetas tiveram experiências parecidas (ver 2 Néfi 11:2–3).

Significado de Querubim
substantivo masculino Anjo que possui grande conhecimento. É também um símbolo da sabedoria ou justiça divina. Os querubins se classificam logo abaixo da ordem dos anjos chamados serafins, na tradição judaica e cristã.