Qual a função de um psicopedagogo na escola?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Na escola: atua como Coordenador (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais, Professores.

O psicopedagogo é procurado para sanar dificuldades relacionadas à aprendizagem. Por estarem em idade escolar, crianças são os pacientes mais comuns desse profissional. Mais e mais pais preocupados levam os seus filhos às consultas para sanar ou prevenir interferências prejudiciais no processo de aprendizagem.

Um dos principais objetivos da Psicopedagogia Clínica é a investigação e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem do sujeito, sendo elas, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, buscando compreender seu processo de aprendizagem e possíveis dificuldades que possam nortear seu aprender no decorrer do próprio dia ...

Quando procurar um psicopedagogo? A contratação de um pedagogo para ajudar a criança é importante quando existe uma dificuldade na aprendizagem. Por isso, quando observados sinais de interferência nessa área do desenvolvimento, você já pode buscar ajuda de um psicopedagogo.

O diagnóstico psicopedagógico clínico é um processo que procura investigar o que está causando as dificuldades de aprendizagem do sujeito. Ele busca avaliar o sujeito em toda as suas dimensões para compreender os fatores que estão atrapalhando a aprendizagem.

Sabemos que a Psicopedagogia não tem uma tabela padrão de preços, como em outras áreas, nossos valores devem ser baseados em serviços educacionais similares aos que fazemos. Atualmente tenho acompanhamento o trabalho de psicopedagogos de todo o Brasil, tenho encontrado valores desde R$40,00 até R$150,00.

Segundo a maioria desses profissionais, uma de suas funções constitui-se em auxiliar o professor que apresenta em sala de aula alunos com dificuldades de aprendizagem, assim como tentar compreender o porquê de estes alunos não estarem aprendendo, sobretudo, ajudá-los na reversão desta problemática.

Pedagogo é profissional em nivel superior com finalidade de suporte didático aos professores para desenvolvimento humano no aspecto da aprendizagem. Psicopedagogo é profissional em nivel de pos graduação com finalidade de suporte clinico ou institucional no desenvolvimento da aprendizagem e potencial cognitivo.

O papel do psicopedagogo, além de apresentar técnicas que de fato vão ajudar o aluno a vencer suas dificuldades, também trabalha para identificar as necessidades psicoafetivas do estudante, focando na sua evolução. Muitas vezes, a família integra esse trabalho em parceria com o psicopedagogo.

A psicopedagogia atua a partir de dois enfoques: a psicopedagogia institucional, que trabalha de maneira preventiva em escolas, empresas e demais instituições. E a psicopedagogia clínica, que está focada no tratamento individual em consultórios ou hospitais.

De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, não é um dever do psicopedagogo. se submeter à supervisão psicopedagógica e ao processo terapêutico pessoal. preservar a identidade dos sujeitos e dos sistemas nos relatos e nas discussões a título de exemplo e estudos de casos.

Pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

O correto seria termos dois ambientes, um mais “limpo” de materiais para a Avaliação e levantamento de hipóteses diagnóstica, e outro mais colorido e com objetos expostos para intervenção. Se você não puder ter esses dois ambientes, então não exponha materiais e tome cuidado na decoração.

A avaliação psicopedagógica é o processo que investiga o nível de aprendizagem da criança. Ela tem a finalidade de identificar e compreender a fonte de dificuldades apresentadas pelo aluno. De acordo com o seu resultado, é possível identificar algo mais sério, como algum distúrbio que exija intervenções mais complexas.

Os psicopedagogos também podem trabalhar em estreita colaboração com professores e outros profissionais da área educacional para desenvolver planos de apoio individualizados que visem melhorar o desempenho acadêmico e o comportamento dos estudantes com TDAH.

A Psicopedagogia é a área do conhecimento que trabalha diretamente com as dificuldades das pessoas relacionadas à aprendizagem, pois estuda como se dá esse processo1. Em geral, o psicopedagogo é procurado quando as dificuldades já estão presentes, e seu papel é avaliar e estabelecer um plano de intervenção.

E como especificamente um psicopedagogo pode auxiliar seu(sua) filho(a)? Ele pode auxiliar não só quando ele apresenta dificuldades na aprendizagem, mas também quando precisa de intervenção antes de apresentar alguma dificuldade, o que chamamos de intervenção precoce.

Ou seja, podemos dizer que o psicopedagogo é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas e barreiras de aprendizagem. Muito presentes em instituições de ensino, os psicopedagogos visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem.

Os principais tipos de testes de psicopedagógicos disponíveis no mercado são: Conto de fadas, Os três porquinhos, Papel de cartas, THCP, RPG, entre outros.