Qual a função de um pedagogo que trabalha no Creas?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 7 votos

O trabalho do pedagogo na assistência é desenvolver projetos, ações intersetoriais e ações educativas junto aos outros profissionais do SUAS, promovendo a garantia de direito e conhecimento dos mesmos.

É o ramo da pedagogia responsável por propor metodologias e técnicas de aprendizagem para grupos de pessoas carentes, em situação de risco e vulnerabilidade social, como os indígenas, a população rural, pessoas em situação de rua ou em cárcere privado.

Além da atuação em escolas, como diretor, coordenador ou professor, o pedagogo social também pode trabalhar em workshops e palestras para profissionais da educação ou estudantes, centros de pesquisa, comitês de formulação de políticas públicas, etc.

Escolaridade mínima de nível superior, com formação em Serviço Social, Psicologia, Direito; Conhecimento da legislação referente à política de Assistência Social, direitos socioassistenciais e legislações relacionadas a segmentos específicos (crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres etc.);

O CREAS é responsável pela prestação de atendimentos e serviços especializados, vinculados ao apoio, orientação e acompanhamento dos indivíduos e familiares em situação de ameaça ou violação de direitos que não apresentam rompimento de vínculos familiares.

A pedagoga trabalha na acolhida das vítimas de violência e violação de direitos. “Contribuo com meu olhar de pedagoga para empoderar as famílias a saírem da situação de violação de direitos”, explica.

O pedagogo pode se dedicar, por exemplo, a projetos voltados a populações carentes, em situação de risco social, que não tiveram pleno acesso aos processos educacionais regulares. Pode inclusive realizar cursos de especialização em temas ligados à assistência social.

A Psicopedagogia Institucional e Clínica, sendo área que estuda o processo ensino/aprendizagem, procura contribui com a escola e a família, ouvindo e observando e assim poder fazer um diagnóstico, dando orientações tanto aos professores e pais a melhor forma de se trabalhar aquela dificuldade encontrada.

Tomando como base a média dos salários de profissionais de educação de todo o Brasil, pode-se dizer que a área que dá mais dinheiro é a Direção Escolar. A média do piso salarial da categoria é de R$5.536,85, com o teto salarial chegando a R$16.021,58.

Uma das principais funções da Pedagogia Social é justamente atuar nesse sentido, de minimizar as barreiras que excluem alguns sujeitos do processo de produção do conhecimento. Portanto, é uma forma de ensino que relaciona teoria e prática e tem como base central o diálogo, potencializando os aprendizados.

7 pós-graduações mais buscadas em Pedagogia

  • Educação Infantil.
  • Pedagogia Social.
  • Docência do Ensino Superior.
  • Gestão Escolar.
  • Sociologia da Infância e Educação Infantil.
  • Educação Especial Inclusiva.
  • Sociologia da Educação e Cultura.

Conheça as melhores especializações em Pedagogia

  1. Gestão escolar. ...
  2. Produção de material didático. ...
  3. Cursos a distância. ...
  4. Pedagogia empresarial. ...
  5. Psicopedagogia. ...
  6. Pedagogia social. ...
  7. Assessoria em outras áreas. ...
  8. Educação especial.

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.

De forma geral, a pedagoga é a profissional especializada em educação. É ela que fornece apoio e orientação para a construção do conhecimento por meio do ensino e do aprendizado de qualidade.

É Serviço de Abordagem Social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

Atende e disponibiliza orientação sobre o que fazer em casos de violência física e outras violações como: violências que ocorrem na própria família da pessoa; discriminação; trabalho infantil; violência sexual, situação de rua, etc. Presencial: Em unidade CREAS mais próxima da sua residência.

Continuar lendo Quem criou o Creas?