Qual a função de um encarregado de obras?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Supervisiona colaboradores, leitura e execução de projetos, acompanha cronograma e medições de obras e controla equipamentos, contratação de serviços e matéria-prima. Participa na compras de suprimentos e prospecção de fornecedores.

Encarregado: definição da profissão
Entre suas funções está a de elaborar planos operacionais, colaborando com sugestões, fazendo mudanças de funções , delegando atividades e supervisionando o trabalho das equipes.

Mestre de obras: o que faz
Responsável pela fiscalização da obra, o mestre precisa coordenar todos os profissionais dentro do canteiro do início ao fim. Essencialmente, o que um encarregado de obras faz é analisar as instruções técnicas dos projetos pensados pelos engenheiros e arquitetos.

O Curso de Especialização Profissional Mestre de Obras tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à supervisão das etapas de execução em canteiro de obras e participação na execução do planejamento da obra, criando condições para garantir a qualidade, a segurança no trabalho e a preservação ambiental.

No cargo de Pedreiro Oficial se inicia ganhando R$ 1.599,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.230,00. A média salarial para Pedreiro Oficial no Brasil é de R$ 1.897,00.

R$ 1.025,00

No cargo de Servente de Pedreiro se inicia ganhando R$ 1.025,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.390,00. A média salarial para Servente de Pedreiro no Brasil é de R$ 1.192,00.

O encarregado será o responsável em manter relacionamento com a ANPD, disseminando orientações daquela Autoridade a toda a estrutura funcional, desde o controlador, operadores, servidores, e contratados, realizando também as comunicações necessárias com os titulares, recebendo reclamações, prestando esclarecimentos, e ...

O encarregado também será o mediador entre a empresa e o governo. Ele quem receberá os comunicados da ANPD e adotar as providências. Aliás, essa função é muito comum em diversos segmentos que atuam com agências reguladoras, como o setor financeiro e o de saúde, por exemplo.

O encarregado é a figura conhecida como DPO (Data Protection Officer). Ele é o responsável por atuar como uma espécie de fiscal da lei dentro da empresa.

Gerente de contrato: é o mais alto cargo de uma obra. Ele é o responsável pela relação com o cliente, com a fiscalização de produção e fiscalização de segurança. Sua posição frente a obra, cliente e fornecedores, é fundamental para o ritmo da obra.

Como em outros segmentos, a equipe de construção civil também tem sua hierarquia estabelecida. No topo está o mestre-de- obras, ou encarregado geral, que irá fazer toda a organização no canteiro de obras, além de ser responsável pelo material e gestão de pessoas.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor.

Vc deseja uma outra função de chefia abaixo de Encarregado? Pode ser Supervisor.

Segundo a ANPD, o encarregado pode ser tanto um funcionário da empresa quanto um terceiro, inclusive uma pessoa jurídica, o importante é que o indicado possua conhecimento mínimo sobre o tema, bem como liberdade para exercer as suas atribuições.

O chefe basicamente é um encarregado de setor que precisa se certificar que todo o processo está em perfeito funcionamento conforme esperado. Pelo fato de que o chefe tem autonomia dentro das organizações, ele sempre se acha no direito de exercer as suas regras, normas e ordem a serem seguidas.

A resposta pode ser surpreendente para muita gente. A diferença é nenhuma. As três são funções de chefia com mais de dois subordinados diretos. Como não existe qualquer determinação legal que estabeleça uma ordem de hierarquia, a decisão fica a critério de cada empresa.

A grande verdade é que o líder que dá o reconhecimento para os funcionários. O encarregado está cuidando dos problemas e o gerente, como veremos a seguir, está cuidando dos processos. Cabe ao líder mostrar aos seus funcionários como eles são valorizados por toda a organização.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Possui a duração total de 186 horas. Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um certificado.

No Senai, o curso dura aproximadamente um ano e tem disciplinas de controle de produção no canteiro de obras, planejamento de serviços em obras e interpretação de projetos de edificações, entre outros.