Qual a função de um coordenador de produção?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Coordena, programa e acompanha os processos de produção, lidera operadores em chão de fábrica, analisa e avalia os planejamentos de fabricação e define os indicadores de controle, a fim de garantir a padronização técnica, qualidade, custo e entrega dentro do prazo.

O papel de um coordenador é garantir a coordenação e integração de atividades e pessoas, para alcançar os objetivos de uma equipe, departamento ou projeto. Isso inclui delegar tarefas, manter o calendário, garantir a comunicação eficaz e resolver conflitos.

Planeja, organiza e gerencia as atividades de produção, dentro das especificações e padrões de qualidade. Promove melhorias nos processos, visando atender as demandas e oscilações do plano de produção. Implanta controles e métodos usando técnicas e ferramentas da qualidade.

O coordenador precisa de uma abordagem ordenada. Arquivos organizados, fortes habilidades de gerenciamento de tempo e eficiência pessoal são a chave para a função. Prioridades e necessidades empresariais se movem e mudam rapidamente e é necessário ser capaz de atender a estas demandas simultaneamente.

Entre elas, destacam-se comunicação, responsabilidade, comprometimento e flexibilidade. Confira a seguir o resultado do levantamento e saiba como desenvolver cada competência identificada.

A média salarial para Coordenador de Curso no Brasil é de R$ 5.918,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração.

substantivo masculino Pessoa especializada que se responsabiliza pelo andamento de uma equipe, pelo progresso de um projeto, pela orientação escolar e pedagógica de crianças; quem se qualifica para atuar na organização e estruturação metódica de alguma coisa: coordenador de projetos; coordenador pedagógico.

Acompanha o desempenho dos operadores e orienta quando necessário para manter o ritmo, qualidade e produtividade do trabalho. Analisa os relatórios diários de produção e identifica desvios dos padrões de processo.

Na rotina de um coordenador pedagógico, algumas tarefas são: preenchimento de pautas de reuniões de pais e professores, revisão de portfólios, registros de classe e planejamentos, relatórios de conselhos de classe, tabulações de avaliação de desempenho dos alunos e registros das observações de aulas dos docentes.

Outra diferença entre o supervisor e o coordenador é que, comumente, o supervisor lida com um grupo menor de pessoas, enquanto que um coordenador pode atuar com mais de uma equipe, além de ter um cargo hierárquicamente mais alto.

Perguntas para avaliação de desempenho para gestores

  1. Identificação de problemas. ...
  2. Tomada de decisões e Visão de cenário. ...
  3. Ética e transparência na comunicação. ...
  4. Administração de conflitos. ...
  5. Atuação, autodesenvolvimento e capacidade de treinamento. ...
  6. Construção de relacionamentos, colaboração e trabalho em equipe.

Em microeconomia, uma função produção expressa a relação entre as entradas (inputs) e as saídas (outputs) de uma organização. Ou seja, descreve, de forma gráfica ou matemática, os outputs que deverão ser obtidos da combinação de diferentes quantidades de inputs.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Produção além da graduação é essencial que possua capacidade de interagir e gerenciar pessoas, conhecimentos de programação e previsão de atividades de produção industrial, conhecimento do controle estatístico do processo e outras técnicas.

Gerencia as operações de produção, define e implementa programas de fabricação e elabora planos na utilização eficaz dos equipamentos, matérias-primas e pessoal de acordo com o orçamento da empresa. Acompanha índices de produtividade para desenvolver táticas na melhoria contínua do fluxo dos processos.

Veja quatro perguntas para fazer ao coordenador da escola

  • Qual é o projeto educativo da escola? ...
  • A escola tem professores antigos em seu quadro de funcionários? ...
  • Os alunos são estimulados a participar de projetos? ...
  • Qual é a importância da opinião dos estudantes?

Busque ser próximo e acessível a seus colaboradores. Conheça bem cada profissional da equipe, para poder delegar atividades condizentes com a capacidade de cada um. Como agora você é "um exemplo a ser seguido" e tem o papel de desenvolver pessoas, preocupe-se com a forma com que passa orientações e feedbacks.

Enquanto a coordenação corresponde ao trabalho de planejar detalhadamente as ações para que uma equipe alcance suas metas (nível tático), cabe à supervisão acompanhar no dia a dia a execução dessas tarefas e monitorar o desempenho das pessoas para garantir que os resultados sejam alcançados (nível operacional).

Um coordenador não pode, de jeito nenhum, ter dificuldades para se relacionar. Sim, ele precisa saber lidar com as pessoas, gerir bem suas emoções, raciocinar e se expressar de forma clara, para que consiga influenciar positivamente o ambiente.

Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.