Qual a função de cada tipo de dente?

Perguntado por: epacheco7 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.

Quais são os tipos de dentes e as suas funções principais?

  • Incisivos. Os indivíduos têm oito dentes incisivos, posicionados na parte frontal das arcadas dentárias superior e inferior. ...
  • Molares. ...
  • Pré-molares. ...
  • Caninos. ...
  • Sisos.

Cada dente tem uma função específica na mastigação: Incisivos (aqueles da frente) servem para morder e cortar pedaços do alimento. Caninos servem para rasgar. Pré molares e molares servem para a fase de trituração e formação do bolo alimentar.

Os primeiros pré-molares superiores (14 e 24) tem o formato pentagonal e são um pouco maiores que os segundos pré-molares (15 e 25). Ambos têm a função de moer e esmagar os alimentos para facilitar a mastigação.

A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos. Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.

Os caninos são os dentes mais pontiagudos que vêm logo depois dos incisivos. São quatro deles, dois em cada arcada e sua função é a de rasgar alimentos.

Quando se perde um dente na parte de baixo da arcada, por exemplo, aquele que está acima (o antagonista) fica sem função. Este cenário pode resultar em um sorriso totalmente desalinhado. Deixar esse vazio na gengiva precisa ser bem pensado e tratado rapidamente para não gerar outras complicações.

Os pré-molares são os dentes que estão posicionados posteriores aos caninos, e anteriores aos molares. São dentes que trabalham conjuntamente com os molares na mastigação devido a sua área oclusal. Além disso, contribuem por manter a dimensão vertical de oclusão, sendo suporte para lábios e bochechas.

Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.

Fortes e bem ancorados
Os caninos são usados para dilacerar e perfurar - são os dentes mais fortes, com as raízes e “coroas” mais longas.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

Incisivos: são utilizados para cortar os alimentos. Eles são mais afilados e possuem forma de lâmina. Caninos: rasgam e perfuram os alimentos. Esses dentes têm pontas agudas (cúspides) e coroa robusta e em forma de cone.

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.

A principal função dos dentes incisivos é cortar os alimentos. Os incisivos são os dentes da frente, sendo 4 em cima e 4 embaixo.

Os primeiros molares (54,64,74 e 84) nascem ANTES dos caninos, por volta de 1 ano de idade até 1 ano e 4 meses.