Qual a função de cada fio no cabo de rede?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

No padrão de 100 Mbps apenas os pares verde e laranja transmitem/recebem dados, os demais ajudam no isolamento. Você pode observar que alguns modems/roteadores vem de fábrica com o cabo de rede com apenas 2 pares (vermelho e laranja).

O cabeamento RJ45 também é conhecido como Ethernet de par trançado (TPE), par trançado sem blindagem (UTP), e cabeamento 10BASE-T. O tipo de cabeamento que você deve usar depende do seu adaptador.

Aqui, vamos utilizar o padrão T568A, que tem a ordem, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom e marrom.

Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.

Existem basicamente dois tipos de cabos de rede, o cabo coaxial e o cabo de par trançado.

Sequência de cores RJ45

  • Verde Claro;
  • Verde Escuro;
  • Laranja Claro;
  • Azul Escuro;
  • Azul Claro;
  • Laranja Escuro;
  • Marrom Claro;
  • Marrom Escuro.

Este cabo colorido e com um pino em sua ponta é conhecido como cabo RCA. Ele é utilizado para frequências que variam das mais baixas até as mais altas, de muitos Megahertz. Por isso ele também é muito versátil, podendo ser utilizado em equipamentos de som estéreo, amplificadores e televisores.

CAT5 / CAT5e / CAT6
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O cabo tem pontas RJ45 em ambas as extremidades.

Não é necessário nenhuma configuração, basta seguir os seguintes passos: Conecte cada ponta do cabo a ser duplicado na posição cabo dos adaptadores. Ligar as saídas 1 e 2 dos adaptadores nos computadores e nas saídas do roteador ou hub. O cabo a ser duplicado deve ser de oito vias.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

O cabo Ethernet que atende ao padrão CAT5e (ou melhor) consiste de quatro pares trançados de cabo, e PoE envia energia por esses pares para os dispositivos habilitados para PoE. Em um método, dois pares de fios são usados para transmitir dados, e os outros dois pares restantes são usados para a energia.

Observe a classificação das principais classes de cabos condutores utilizados: Classe 03 = Composto por 7 condutores = classificação rígido; Classe 04 = Composto por 45 condutores = classificação Flexível; Classe 05 = Composto por 75 condutores = classificação Extra Flexível.

Dessa forma, quando queremos montar um cabo para interligar dois computadores, não precisamos utilizar dispositivos como hubs, já que pode-se ligar uma máquina à outra diretamente. Neste caso, o cabo do tipo “crossover” (cruzado ou invertido) deve ser utilizado.

TIA/EIA 568A e 568B são padrões relacionados à telecomunicações definidos pela TIA e pela EIA, mais especificamente, esses padrões fazem referência à ordem dos fios dentro do conector RJ-45 quando colocamos esse conector em um cabo par trançado que será usado em uma redes de computadores.

A norma EIA/TIA 568A estabelece que os componentes de cabeação entre a Tomada de Telecomunicações e a Estação de Trabalho devem ser simples, baratos e permitam flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física.