Qual a função das métricas?

Perguntado por: lmendes3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Métrica: uma interpretação de uma medida ou de um conjunto de medidas que você utiliza para orientar o seu projeto. Por exemplo, o registro de quantos casos de teste finalizaram com sucesso e quantos falharam são medidas.

O que é uma métrica de sucesso do negócio? As métricas de sucesso do negócio são medidas quantificáveis que os líderes de empresas monitoram para verificar se as estratégias estão funcionando de modo eficaz. As métricas de sucesso também são conhecidas como indicadores-chave de desempenho (na sigla inglesa, KPIs).

Veja a lista a seguir!

  1. Métricas de atendimento. Essas métricas são fundamentais para otimizar o modo como a empresa se relaciona com o seu público-alvo. ...
  2. Métricas de análise de resultados. Essas métricas são utilizadas para avaliar o impacto das decisões tomadas pelos gestores. ...
  3. Métricas de performance. ...
  4. Métricas de vendas.

Alguns exemplos de métricas para isso são:

  • Pedidos de orçamento;
  • Recorrência de compra;
  • Ticket médio;
  • Valor total de vendas;
  • Quantidade de vendas.
  • Renovações de contrato.
  • Percentual de churn.

Quais são as métricas mais importantes?

  • ROI. O retorno sobre investimento é uma métrica de receita que permite conhecer o lucro do negócio, portanto está entre as mais importantes de serem acompanhadas. ...
  • CAC. ...
  • Ticket médio. ...
  • Lifetime Value. ...
  • Taxa de conversão. ...
  • Taxa de vendas. ...
  • Tráfego no site. ...
  • Índice de satisfação do cliente.

A análise de métricas pressupõe a necessidade de coleta de dados. Existem variadas opções de softwares (web analytics) que coletam dados de tudo, principalmente aquilo que você configurá-lo para coletar.

Diferença entre Métricas e Indicadores
Ou seja: enquanto as métricas são medidas brutas como valores e quantidades, os indicadores são as medidas calculadas, geralmente representadas por percentual. Indicadores são compostos pelas métricas com uma visão mais ampla e direcionada!

As métricas de gestão são informações que você pode reunir para avaliar o desempenho da sua empresa em um certo departamento ou atividade. Desse modo, é possível acompanhar a evolução do seu negócio nos mais diversos aspectos e sempre estar pronto para realizar as mudanças e ajustes necessários.

As métricas de marketing são extremamente importantes porque ajudam as marcas a determinar se as campanhas são bem-sucedidas, e fornecem insights para ajustar as futuras campanhas de acordo.

As métricas "Usuários" e "Usuários ativos" mostram quantas pessoas interagiram com seu site ou app. Para que o Google Analytics atribua a parcela do tráfego aos usuários certos, cada hit enviado recebe um identificador exclusivo que é associado a cada usuário.

As métricas de software, do ponto de vista de medição, podem ser divididas em duas categorias: medidas diretas e indiretas.

Métricas de qualidade
A qualidade pode ser definida como conformidade com as especificações e atendimento às necessidades ou expectativas dos clientes. As métricas de qualidade são aquelas associadas à definição, criação e controle da qualidade.

Sessões com pesquisa = o número de sessões que utilizaram a função de pesquisa do seu site pelo menos uma vez. Porcentagem de sessões que utilizaram a pesquisa interna = sessões com pesquisa / total de sessões. Total de pesquisas únicas = o número total de vezes que a pesquisa do seu site foi utilizada.

Métricas de Produto são dados que todo negócio usa para avaliar o sucesso geral de um produto e entender e monitorar como e com que frequência os clientes estão engajando com esse produto.

Métricas de desempenho são um tipo de medida bruta. Ou seja, elas mostram apenas valores, sem nenhum cálculo que transforme os dados. Melhor dizendo, são apenas números adquiridos após uma pesquisa ou análise. Por exemplo, a quantidade de novos clientes que uma empresa conseguiu durante um mês.

Se você definir que o principal objetivo da sua estratégia é aumentar o engajamento do público alvo, pode utilizar métricas como: número de compartilhamento nas redes sociais, número de páginas visitadas no site, tempo gasto utilizando seu aplicativo, quantidade de comentários, etc.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

Para ajudar na medição, a ITIL recomenda 3 tipos de métricas: Métricas de Serviço, Métricas de Processo e Métricas de Tecnologia.

As métricas de produtividade permitem aos gerentes de desenvolvimento executarem melhor os projetos. Tabule uma combinação destas métricas de software para medir o quão avançado está um projeto, os níveis de produtividade do desenvolvedor, o tempo de desenvolvimento adicional necessário, e muito mais.

De forma geral, um indicador é uma pontuação ou uma métrica que pode ter um significado específico para a gestão da empresa. É com base nessas informações que os empreendedores devem planejar suas decisões. Se você não sabe avaliar os resultados de sua empresa, não tem como saber como está o seu desempenho.