Qual a função das aflições em nossas vidas?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

As aflições em nossas vidas servem para nos mostrar que há algo errado e precisamos agir para nos libertar. Quando o corpo humano está com febre, é porque que algo errado está no corpo. Quando somos afligidos (sem ser por praticarmos a justiça e por servimos a Deus) é porque há algo errado em nossa vida.

Paciência na aflição e adversidade significa persistir firmemente e nunca abandonar aquilo que sabemos ser verdadeiro, permanecendo firmes com a esperança de que, no devido tempo do Senhor, adquiriremos a compreensão daquilo que ora não entendemos e que nos faz sofrer.

As maiores aflições são as aflições morais, decorrentes do ciúme, da inveja, da agressividade, da violência, da traição, são essas condutas morais equivocadas, as principais causas das aflições humanas. As maiores causas de nossos sofrimentos são as paixões descontroladas.

No conceito comum, aflição significa um estado de profunda tristeza, mágoa ou desgosto, ansiedade, angústia. Na visão espírita, temos como oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, sendo necessário compreendê-las e aceitá-las como lições valiosas. Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.

A aflição é um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a vida direta, ou indiretamente.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

Salmos 34:19", esse pequeno trecho extraído do livro de Salmos, mostra que devemos permanecer justos, ou pelo menos lutando pela justiça, devemos permanecer fortes, honestos, dignos, porque, uma vez que demonstramos justiça, o Senhor nos livra de todas as aflições.

No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Essa declaração é um imperativo divino. Jesus Cristo não está apenas nos encorajando a fazer algo; ele nos manda fazê-lo. Não importam os problemas que virão, não deixem seus corações ficarem perturbados, mas encham-se de coragem.

Jesus nos ensina a trilhar por outro caminho. No fim Ele diz: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Salmos 102. O salmista profere a oração de um aflito — Sião será edificada quando o Senhor aparecer em Sua glória — Ainda que o céu e a Terra pereçam, o Senhor que os criou permanecerá para sempre. Oração do aflito, vendo-se desfalecido, e derramando a sua queixa perante a face do Senhor.

ou, o Pregador. Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento.

Aflita é o feminino de aflito. O mesmo que: agoniada, preocupada, enjoada, amargurada, angustiada, atormentada.

A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema.

Esse sentimento tem muito a ver com a forma como nos conhecemos, trabalhamos a nossa inteligência emocional e lidamos com as questões no dia a dia. Por isso é tão importante desenvolvermos habilidades, como o autoconhecimento, junto com um profissional, para evitar que os sintomas cheguem ao limite da situação.

6- Os tempos difíceis não duram para sempre – 'Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.' (Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence.

Em Teu nome, levanto a minha cabeça, Senhor, e expulso o medo e a angústia de minha alma. Em Teu Nome, Senhor, eu não temerei mal nenhum, porque sei que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Eu sei que o Senhor é protetor da minha vida; assim nada temerei. Assim seja.

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira.