Qual a função da veia basílica?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Veia superficial na face interna do braço que nasce na união da basílica mediana e da mediana do cotovelo. Termina na veia braquial profunda ou na axilar. As veias cavas agrupam o sangue venoso, proveniente das várias veias do corpo, devolvendo-o ao coraç...

A veia basílica, inicia-se na parte medial da rede venosa dorsal, tem um trajeto póstero-medial no antebraço, inclinando-se para a face anterior e distal do cotovelo. No braço, perfura a fáscia profunda e no terço médio do úmero recebe as veias braquiais, para constituir a veia axilar4,5,7,8,9,10,11.

As duas veias mencionadas, basílica e cefálica, são as principais veias do antebraço. Elas se localizam superficialmente, com a basílica cursando através do lado ulnar e a cefálica através do lado radial do antebraço. Além destas duas, a veia mediana do antebraço ajuda na drenagem do antebraço.

Recomenda-se utilizar primeiro o local mais distal do braço ou da mão, para que punções possam ser movidas, progressivamente, para cima. As luvas devem ser calçadas antes da punção venosa e mantidas até que o risco de exposição ao sangue tenha sido eliminado.

veia cerebral magna

A veia mais importante deste sistema é a veia cerebral magna ou veia de Galeno, para a qual converge todo o sangue do sistema venoso profundo do cérebro.

A Veia Jugular Interna (VJI) direita comunica-se com o Átrio Direito (AD) quase em linha reta através da veia cava superior, enquanto o mesmo não ocorre com a VJI esquerda, devido à sua interposição.

A veia safena recebe fluxo de sangue das demais veias do sistema venoso superficial do membro inferior e direciona esse sangue para o sistema venoso profundo, para a veia femoral. Ou seja, ela tem como função básica promover o retorno venoso do sistema venoso superficial dos membros inferiores.

veia cava superior

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

veia jugular interna

Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração. As artérias são vasos que alimentam os tecidos com oxigênio e nutrientes, enquanto as veias drenam o sangue com o gás carbônico e substâncias produzidas pelo metabolismo das células.

São as principais veias: basílica, cefálica, do dorso da mão, parva, safena magna e medianas do antebraço e cotovelo. É necessário também que se verifiquem os nove certos na administração medicamentosa, de acordo com o protocolo de segurança na administração de medicamentos do Ministério da Saúde.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital, localizada exatamente na dobrinha do braço, na parte oposta ao osso do cotovelo. Caso não esteja aparente, o paciente deve ser instruído a abaixar um pouco o braço e fechar a mão para que as veias basílica e cefálica fiquem mais aparentes.

Essa veia se forma ao nível do tornozelo e percorre toda a perna pela face medial (“parte de dentro da perna”) e termina ao nível da virilha, onde ela desemboca na veia femoral, a principal e maior veia dos membros inferiores.

Para aferirmos os sinais vitais, periféricos e venosos.

  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: ...
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial: