Qual a função da nitroglicerina no infarto?

Perguntado por: umuniz7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Desde sua descoberta por Ascanio Sobrero em 1847, a nitroglicerina (NTG), também conhecida como o composto químico explosivo da dinamite, é o medicamento mais utilizado no tratamento da angina pectoris (dor no peito causada pela oclusão das artérias coronárias que irrigam o coração).

Nitratos. Na maioria dos pacientes com IAM, o uso de nitroglicerina deve ser empregado para aumentar o fluxo coronariano, que ocorre por conta da ação vasodilatadora central do medicamento, e diminuir a pré-carga, por conta da sua ação vasodilatadora venosa.

É um medicamento chamado de vasodilatador porque dilata os vasos sanguíneos do corpo. Este medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, melhorar a circulação do sangue no coração em casos de dor no peito, infarto do coração ou insuficiência cardíaca.

Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...

A nitroglicerina é o medicamento mais utilizado no tratamento da angina pectoris (dor no peito causada pela oclusão das artérias coronárias que irrigam o coração). O alívio das dores no peito causado pela NTG é decorrente do processo chamado vasodilatação, resultando no aumento do fluxo sanguíneo cardíaco.

Nitroglicerina: A nitroglicerina é um derivado do nitrato orgânico que se metaboliza rapidamente no fígado por uma nitrato-redutase. A droga atua sobre as veias sistêmicas e as grandes artérias.

Tridil - Solução injetável 5 mg/mL.

doses em termos de Nitroglicerina. utilizando dispositivos que não contem PVC: iniciar com 5 mcg/min e aumentar em 5 mcg/min a cada 3 a 5 minutos até que se obtenha a pressão arterial desejada. Se não for obtido o efeito desejado com 20 mcg/min, a dose pode ser aumentada em 10 a 20 mcg/min.

Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.

O tratamento do infarto deve ser feito no hospital e pode incluir o uso de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea e procedimentos cirúrgicos para restabelecer a passagem de sangue para o coração.

A morfina é altamente indicada no paciente com IAM devido ao seu efeito vasodilatador, reduzindo a resistência vascular periférica, pré e pós-carga do ventrículo esquerdo. Além disso, apresenta potente efeito analgésico sobre o SNC, reduzindo a dor e ansiedade do paciente.

A dobutamina aumenta o volume sistólico e o débito cardíaco. Diminui a pressão ventricular de enchimento (reduz a pré-carga) e as resistências vascular pulmonar e sistêmica total.

Os principais efeitos adversos incluem cefaleia, hipotensão e taquicardia reflexa. A utilização repetida de nitratos leva a tolerância. Nas contraindicações inclui-se a terapêutica concomitante com inibidores da PDE5, cardiomiopatia hipertrófica e suspeita de enfarte do ventrículo direito.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Particularmente associada ao poder de detonação da nitroglicerina está a sua alta velocidade de decomposição. Assim, esta rápida decomposição irá liberar uma grande quantidade (volume) de gases em um tempo muito curto, o que acarretará em uma onda de choque supersônica.

A dose é afetada pelo tipo de recipiente e o equipo de administração usado. Embora a faixa de dose inicial usual para adultos relatados em estudos clínicos seja de 25 mcg/minuto ou mais, estes estudos usaram equipos de administração de PVC.

Angina e doença arterial coronariana: Dose inicial: 5mcg/min. A velocidade pode ser aumentada em 5mcg/min a cada 3-5min até 20mcg/min. Se não houver resposta com 20mcg/min, pode-se aumentar em 10-20mcg/min a cada 3-5min.

Para aliviar os sintomas durante uma crise aguda, a nitroglicerina sublingual é o fármaco mais eficaz. A nitroglicerina é relaxante do músculo liso e um vasodilatador potente.