Qual a função da mórula?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mórula é um dos estágios do desenvolvimento pré-embrionário, precisamente o quarto estágio da segmentação celular que acontece após o óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide. A formação da mórula representa a última etapa da fase de clivagem (divisão celular) e precede o blastocisto na evolução do embrião.

Este novo indivíduo se desenvolverá ao longo de três fases principais: a segmentação, gastrulação e organogênese.

Em humanos, a mórula é formada de três a quatro dias após a fecundação. Ainda durante as clivagens, uma cavidade interna da mórula chamada de blastocele começa a ser formada para ser preenchida com água. Assim que a cavidade é completamente formada, o embrião passa do estágio de mórula para o estágio de blástula.

O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.

A mórula é composta por 12 a 32 blastômeros, sendo formada por uma camada interna que é a massa celular interna, e a camada interna é circundada por uma outra camada, que é a camada celular externa. Esse processo de formação da mórula ocorre na tuba uterina.

A mórula dos mamíferos é apenas o estágio que contém cerca de 16 blastômeros (com 32 células já ocorre a formação do blastocisto), o que nos seres humanos é alcançado no quarto dia de gravidez.

As mórulas são aglomerados maciços de células chamadas de blastômeros. Em seguida, as células da blástula passam a sofrer diferenciações. Esse processo de modificação e diferenciação, chamado de gastrulação, culminará nos diferentes tecidos que formam o animal adulto.

Ao final da 8.ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

Karl Ernest von Baer

Karl Ernest von Baer (1792-1876) observou a sequência do desenvolvimento inicial em uma cadela: do oócito no ovário aos embriões na tuba uterina e no útero. É considerado o Pai da Embriologia Moderna.

O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal. A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento.

Quando o zigoto alcança 12 a 32 blastômeros, passa a ser denominado de Mórula (aspecto de amora), quando, então, alcança o útero (Fig. 1 – E e Fig. 3 – A).

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

O trofoblasto é constituído por uma população de células heterogéneas derivadas da trofoectoderme (a camada de células externa do blastocisto). O trofoblasto tem como função contribuir para a formação da placenta, o sítio de contacto entre a progenitora e o feto, no local da implantação.

Fixação do embrião (Implantação)
A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.

Ele se forma pouco depois do óvulo ser fecundado pelo espermatozoide, quando os núcleos das duas células se fundem no processo chamado cariogamia. Em seguida, o zigoto passa por muitas divisões celulares (mitoses), originando muitas células que permanecem unidas e formarão o embrião.

Duração da fase do zigoto
O segundo período de desenvolvimento dura de duas semanas após a concepção até a oitava semana, período durante o qual o organismo é conhecido como embrião. Na nona semana pós-concepção, o período fetal começa. Deste ponto até o nascimento, o organismo é conhecido como feto.

A fase de desenvolvimento conhecida como blastocisto encontra-se entre o 5º e o 7º dia após a fecundação, quando há aproximadamente 200 células, que já se diferenciam por função.

Durante a fase de clivagem, as células embrionárias ficam compactadas e protegidas pela zona pelúcida e são transportadas pela tuba uterina. Quando se torna mórula, o embrião já está na cavidade do útero e passa a receber fluidos uterinos. Posteriormente, a mórula se transforma em blastocisto.