Qual a função da goma guar no sorvete?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Sorvetes: ajuda a manter a homogeneidade e a textura dos sorvetes e sherbets. Carnes: funciona como um aglutinante. Condimentos: melhora a estabilidade e a aparência dos molhos de saladas, molhos de churrasco, condimentos, ketchups e outros.

A adição de Goma Xantana em produtos como sorvetes e bolos congelados também evitam a formação de flocos de gelo, tornando o creme suave sem a necessidade da adição de creme de leite na receita.

O QUE É O ESTABILIZANTE DE SORVETE. O estabilizante de sorvete é um aditivo alimentar que garante a preservação das características naturais do produto, por muito mais tempo. Feito para prolongar a validade (shelf life) de um produto industrializado, esse elemento é fabricado com ingredientes 100% naturais.

Por isso, boa parte dos cozinheiros prefere usar goma xantana em vez de goma guar, mas os dois produtos são intercambiáveis na maioria das receitas. A goma guar é rica em fibras, por isso é frequentemente vendida como laxante.

Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose,goma goma guar, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas.

A goma guar é um heteropolissacarídeo obtida da semente do vegetal Cyamopsis tetragonolobus, sendo um aditivo muito utilizado por indústrias alimentícias por apresentar várias funções como espessante, emulsificante e estabilizante.

A goma de guar é feita a partir de uma semente nativa da Ásia tropical, enquanto a goma xantana é feita por um microrganismo chamado Xanthomonas Camestris. Na cozinha, existem também diferenças importantes na utilização da goma xantana vs goma de guar.

A goma xantana é muito utilizada para melhorar a textura, consistência, sabor, prazo de validade e aparência dos produtos. Dentre os alimentos comuns que contêm a xantana, temos os molhos para salada, produtos de confeitaria, sucos, sopas, sorvetes, xaropes, produtos sem glúten e alimentos com baixo teor de gordura.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

A goma xantana faz mal se consumida além da dose recomendada, e pode causar gases, vômito e distensão abdominal, e, em pessoas com estômago sensível, essas reações podem acontecer mesmo quando a substância for consumida em menor quantidade do que a recomendada.

Os emulsificantes são ingredientes importantes na fabricação de sorvetes, pois ajudam a manter a cremosidade e a textura do produto final. Existem dois tipos de emulsificantes que são comumente usados em sorvetes: monoglicerídeos e diglicerídeos.

Existem dois tipos de ligas para os sorvetes: ligas técnicas e ligas neutras. As ligas técnicas são voltadas para sorvetes com processo a quente ou seja que são pasteurizados. Já as ligas neutras são usadas em processos frios, em que a calda-base não passa por processo de pasteurização.

O emulsificante é uma substância que será capaz de homogeneizar substâncias que não se misturam, como água e gordura. O estabilizante é um produto que irá manter essa característica adquirida com o emulsificante por mais tempo.

A goma guar é um polissacarídeo que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso e é por isso que é usada pela indústria alimentícia como espessante, geleificante, emulsificante e estabilizante.

De uma forma geral, pode-se afirmar que a goma xantana é mesmo um açúcar (carboidrato) derivado da fermentação de uma bactéria (Xanthomonas Campestris) que não é não oferece riscos à saúde.

A Goma Guar é usada como adjuvante à dietas e também é utilizada como moderador natural do apetite e como redutor do colesterol. Em obesidade, é usada também por sua propriedade formadora de massa que proporciona sensação de plenitude gástrica, quando ingerida com água.

Algumas substâncias que são vegan e que vêm substituindo a gelatina são a goma guar e a carragena.

O ágar é um gelificante mais forte comparado com a gelatina. Ele gelifica a 35-40°C e dissolve a 85-95 °C. Já a gelatina gelifica a 10-15 °C e dissolve a 20-30 ° C. Dessa forma, o ágar-ágar pode gelificar e manter a sua forma em temperatura ambiente.

No entanto existem algumas substâncias alternativas: a alga agar-agar e uma substância feita de raiz de kuzu (planta oriental, usada de forma semelhante à araruta). Algumas substâncias que também são veganas e que vêm também substituindo a gelatina são a goma guar e a carragena. Usa-se também gelatina em fotografia.

Existe um produto derivado chamado GGPH, que é a goma guar parcialmente hidrolisada. A hidrólise quebra parcialmente a estrutura química da goma para reduzir a viscosidade do gel formado. Também protege da hidrólise em meios ácidos e pelo calor.

A Goma Guar é uma farinha feita de uma parte das sementes de uma planta leguminosa indiana chamada Cyamopsis tetragonolobus. Muito utilizada em farinhas e receitas sem glúten, para adquirir viscosidade e espessão. Farinha feita de parte das sementes de planta leguminosa indiana chamada Cyamopsis tetragonolobus.