Qual a função da fonologia?

Perguntado por: esales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A fonologia é a parte da gramática que estuda o sistema sonoro da língua, sendo seu principal foco o uso dos fonemas (menor unidade sonora das palavras), como eles se articulam e organizam as sílabas.

Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz. Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

Os processos fonológicos que se manifestam no sistema de sons de determinada língua podem ser agrupa-dos em quatro tipos: a) mudança articulatória de um fonema por influência do contexto fonológico; b) adição de fonemas; c) desaparecimento de fonemas; e d) transposição de fonemas ou de acento.

Dentre esses tipos de conhecimento, o fonológico é bastante importante na aquisição da linguagem, pois envolve a capacidade de perceber, discriminar, manipular e emitir os sons da fala, que são representados pela escrita.

Elementos da Fonologia
Sílabas – Conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo. Encontros Vocálicos – Agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais. Encontro Consonantais – Agrupamento de duas ou mais consoantes. Dígrafos – Agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.

De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana podem ser divididos em três grupos: consoantes, vogais e glides (ou semivogais).

Assim sendo, a fonética e a fonologia que, respectivamente, estudam os fones e a organização dos fonemas da língua, no caso deste trabalho, a língua portuguesa, precisam estar alinhadas com a ação docente ao longo de todos os anos que lidam diretamente com a aquisição da língua materna, seja no aspecto falado ou no ...

estrutura fonológica
Definição: Estrutura composta pelo conjunto de rela es estabelecidas entre as unidades do sistema fonol gico de uma l ngua.

Fonética e fonologia são ramos complementares da linguística. O objetivo é investigar e estudar os sons das palavras. Enquanto a fonética se preocupa em estudar os sons das palavras em sua realização concreta, a fonologia, por sua vez, estuda os fonemas das palavras.

A fonologia é o aspecto da linguagem que se refere ao modo como os sons se organizam e funcionam dentro de uma língua. É o nível que corresponde à programação, escolha dos sons que entram na constituição das palavras e sua sequência correta (Mota, Melo Filha & Lasch, 2007).

A palavra fonológica é o nível da hierarquia prosódica que representa o mapeamento entre os componentes morfológicos e fonológicos de uma gramática. (Nespor and Vogel 1986: 141). Não existe consenso quanto ao tamanho de uma palavra fonológica.

As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas (Bryant &Bradley, 1985).

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

A consciência fonológica, portanto, é uma habilidade necessária e se apresenta como um elemento facilitador a aprendizagem da leitura e da escrita. Desse modo, ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades metalinguísticas.