Qual a função da extranet?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A extranet é uma rede de computadores utilizada por empresas ou outras instituições, que através da internet, permite trocar informações com o público externo de maneira controlada e segura.

Uma extranet de segurança pode ser uma grande preocupação quando se lida com informação valiosa. O sistema de acesso tem de ser cuidadosamente controlado para evitar que informações sensíveis caiam nas mãos erradas. Extranets podem reduzir o contato pessoal com clientes e parceiros de negócios.

Sendo assim, podemos perceber que a maior diferença entre elas está na restrição do acesso. Pois a Internet não possui restrição por senha e nem por espaço, enquanto a Intranet possui restrição de espaço, por ser vinculada a uma instituição e a Extranet possui restrição por senha por ser vinculada a uma instituição.

Também funciona com base nos protocolos de TCP/IP, mas o acesso não é público - muito pelo contrário, pertence apenas a alguma organização, empresa ou instituição específica. Essa privatização garante a integridade do sistema, das informações e a segurança de muitas empresas - bem como de seus membros e clientes.

O servidor é o computador ou software central que forma uma arquitetura conhecida como “cliente – servidor” com outros dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. O servidor, portanto, centraliza todas as informações e demais dados dentro de uma rede.

A intranet é uma rede de computadores de acesso restrito. Nela podem trocar informações apenas máquinas selecionadas, que acessam esse local via senha. A internet engloba todos os funcionários de uma mesma empresa, interligando todos os departamentos.

Os principais benefícios da intranet corporativa para dentro das organizações são:

  • – agilidade na produção de tarefas;
  • – aumento da produtividade;
  • – dinamismo entre as informações;
  • – rapidez em encontrar soluções;
  • – comunicação on-line;
  • – centralização digital de informações.

O outro conceito tecnológico é “Extranet”. Este novo fenômeno que veio da evolução Internet/Intranet surgiu como meio que permite que as companhias troquem informações. É a parte da Intranet que os clientes e fornecedores podem acessar.

A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede. O funcionamento é o mesmo e a arquitetura da rede é a mesma. Só que em uma intranet, quem gerencia é só uma empresa, enquanto que em uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.

Já as possíveis desvantagens da intranet são o custo e a complexidade. Para a configuração inicial de uma intranet, os custos de implantação podem ser consideravelmente altos. Por outro lado, os valores gastos com manutenções e atualizações são mais em conta.

Browser” é, na verdade, o termo em inglês para “navegador de Internet” e serve para designar aplicativos que permitem navegar pela Internet, seja no PC ou no celular.

Ethernet é um protocolo de conexão que gerencia como os dispositivos e computadores se comunicam em uma rede local (LAN). Muito comum em ambientes corporativos, esse protocolo facilita o acesso e a troca de informações e arquivos entre máquinas que estão na mesma rede.

compartilhamento público de informações na internet.

Wireless é uma tecnologia que permite a conexão de dois dispositivos através de ondas de rádio, sem haver a necessidade do uso de cabos.