Qual a função da espiga?

Perguntado por: enovais . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A espiga é a parte do milho que contém os grãos, o sabugo e a palha. Ela é a parte mais importante da planta, desde a raiz ao ápice. Tecnicamente, é conhecida como a inflorescência que apresenta um eixo, chamado de sabugo, rodeado de flores que se soltam facilmente, transformando-se em grãos.

São aços Interstitial Free (IF) que apresentam elevada conformação mecânica e resistência ao fenômeno de envelhecimento. Essas características possibilitam sua utilização em processos de galvanização a quente e na produção de peças estampadas para a indústria automobilística, que exigem graus elevados de deformação.

Os processos de estampagem são de suma importância para a indústria, principalmente a automotiva, a naval e a aeroespacial. A simulação computacional desses processos passou a ser fundamental para garantir produtividade, qualidade e baixo impacto ambiental.

Estas folgas variam de 0,5o até 2o a partir da parede vertical da matriz.

A tecnologia de estampagem em linhas transfer ou tandem é aplicada para produzir peças livres de rachaduras ou rugas e com a precisão dimensional e qualidade de superfície exigidas.

O estampo progressivo é uma ferramenta fabricada para o desenvolvimento de peças detalhadas mecanicamente. Através de operações, o material é submetido a diversas transformações, chegando ao produto final.

Contudo, o processo de estampagem também apresenta algumas desvantagens, como ter um custo ferramental alto, porém esse custo pode ser amortizado com a produção elevada de peças. Outro fator limitante para o processo é o tipo de material a ser estampado.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.

Na manufatura de metais, a laminação é um processo de conformação no qual o material metálico é passado através de um ou mais pares de rolos para reduzir e uniformizar a sua espessura. Estes rolos giram em sentidos contrários, em torno do próprio eixo.

Baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Os fenícios produziram os primeiros tecidos estampados, usando o método de estamparia em blocos e a tecelagem trabalhada em fios de diversas cores formando estampas muito apreciadas pelo mercado.

As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas:

  • Corte;
  • Dobramento e encurvamento;
  • Estampagem profunda ou repuxo.

15 minutos

Quanto tempo dura a punção das mamas? A realização do procedimento é bem rápida, durando em torno de 15 minutos. Com a aplicação da anestesia, pode levar um pouco mais de tempo, mas não muito mais que isso.

A punção é um exame que serve para dar o diagnóstico de um nódulo, massa ou alteração suspeita de ser câncer, em qualquer órgão ou parte do corpo, para coletar: - células, por exemplo de nódulo em órgãos como a tireoide e linfonodo; - líquido, como de cisto na mama ou na tireoide.

A punção aspirativa é realizada por meio de uma agulha fina para coletar material orgânico do nódulo na tireoide. Associada à agulha, é utilizada uma sonda de ultrassom, auxiliando o médico na precisão do procedimento. O médico solicita que o paciente mantenha-se deitado.

Os estampos de corte são um processo que visam obter formas geométricas em chapas. Isso ocorre por intermédio de uma prensa que exerce pressão na chapa apoiada em uma matriz. Os estampos de corte são bastante utilizados em diversos setores da indústria, pois, se tornaram fundamentais em seus processos de fabricação.

Realiza a confecção e reparo de ferramentas de corte, dobra, repuxo e outras para estruturar chapas de aço e demais materiais metálicos e desenvolve molde de sopro e injeção plástica, de alumínio ou estampos.

Ferramenteiro de corte e repuxo: esse profissional se responsabiliza por fabricar os estampos de dobra, corte e repuxo que serão usados como meios para a conformação das chapas de cobre, aço, latão e demais materiais.