Qual a função da cisterna de quilo?

Perguntado por: ncrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A cisterna do quilo é uma dilatação na origem do ducto torácico, formada pela confluência de três grandes troncos linfáticos: tronco linfático intestinal, tronco linfático lombar direito e tronco linfático lombar esquerdo. Sua importância é devido a grande drenagem de gordura proveniente da absorção intestinal.

Alargamento da porção inicial do canal torácico, situado ao nível da 2. ª ou 3. ª vértebras lombares e onde vão terminar os troncos linfáticos lombares e os linfáticos vizinhos.

Cisterna do quilo tem uma forma ovalada ou quadrada, e por ela passam três grandes vasos linfáticos, são o tronco lombar esquerdo, o direito e o tronco intestinal (alternativa E). É por essa bolsa que flui a linfa.

Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d'água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo.

A cisterna permite o reaproveitamento da água e combate a sua escassez, o que torna o seu uso uma atitude ecologicamente responsável e consciente.

A linfa proveniente das partes inferiores (ou posteriores) do corpo, em geral sub- diafragmática, se dirige para saculações que formam a chamada "cisterna do quilo". Ao atravessar o diafragma penetra no canal ou ducto torácico e segue até a junção da veia jugular esquerda e veia subclávia do mesmo lado.

Responsável pela eliminação das impurezas, a linfa é produzida pelo intestino delgado e fígado. Seu transporte é feito pelos vasos linfáticos num único sentido (unidirecional), filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.

O ducto torácico é a união de vasos linfáticos dos membros inferiores no nível do abdômen aos viscerais. Ele é responsável por drenar a linfa do restante do corpo.

O quilo corresponde à linfa que é absorvida no intestino, a qual é drenada para a cisterna do quilo, e posteriormente levada ao ducto torácico. A gordura que está contida no mesmo é que dá o aspecto leitoso característico.

Vodder utiliza uma combinação ampla de movimentos passivos e técnicas manuais de drenagem linfática. Leduc possui uma combinação mais restrita de movimentos e propõem protocolos de tratamentos com base no tipo de distúrbio encontrado e utiliza bandagens compressivas após as técnicas de drenagem linfática.

O Sistema linfático
Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

A cisterna calçadão é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir de um calçadão de 200 m². O reservatório com 3,2 m de raio e 1,8 m de profundidade tem capacidade de armazenar aproximadamente 52 m³ de água.

Antigamente, as cisternas eram construídas sob as casas armazenando água para diversos fins. Mais tarde, cerca de 4.000 anos a.C, a cisterna passou a ser um elemento indispensável de manejo de água nas comunidades agropecuárias.

Tecnologia milenar para armazenamento de água, cisternas podem ser feitas com fibra de vidro, alvenaria, polietileno, placas pré-moldadas e anéis de concreto. São muito importantes para comunidades com limitações de recursos hídricos.