Qual a função da bobina na placa?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Com a função de ampliar a tensão da bateria do veículo, a bobina de ignição é uma peça imprescindível para o funcionamento adequado do motor do automóvel. Por meio do envio de alta tensão às velas, é que se gera a centelha que viabiliza o processo de combustão da combinação ar e combustível.

A Bobina (condutor de forma espiral) tem a função de reforçar esse campo magnético, pois o campo magnético assume uma orientação mais concentrada no interior do enrolamento.

Por fim, quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.

No que respeita ao material do núcleo, as bobinas podem ser de quatro tipos essencialmente distintos: com núcleo de ar; com núcleo de ferro; com núcleo de pó de metal; e com núcleo de ferrite.

As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.

Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão. “O veiculo pode apresentar perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes”, diz Alberto Maciel, assistente técnico da MTE-THOMSON.

Desligue o veículo e abra o capô.
Abra o capô para localizar a bobina de ignição. Embora a localização precisa possa variar de veículo a veículo, geralmente ela fica localizada perto do para-lama, do motor de arranque ou debaixo da tampa do distribuidor.

O valor da tensão residual varia de gerador para gerador. A bobina auxiliar é responsável pelo fornecimento de potência para o regulador de tensão, independentemente da tensão de saída do gerador ou de variações de carga que possam ocorrer.

Um dos componentes chave deste sistema é o cabo de velas, também conhecido como cabo de ignição, que por sua vez é responsável por distribuir a energia que a bobina fornece, levando-a até as velas de ignição.

A bobina auxiliar, também chamada de enrolamento auxiliar ou fase auxiliar, está instalada nas ranhuras do estator principal, juntamente com o enrolamento principal. É totalmente independente e isolada do enrolamento principal e funciona como se fosse a excitatriz auxiliar (PMG – PERMANENT MAGNECTIC GENERATOR).

A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.

Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.

Desse modo, para detectar um curto numa bobina basta termos um transformador de alta frequência com um medidor de corrente no secundário. Nas condições normais de funcionamento a energia é transferida do primário para o secundário, e isso é indicado pelo instrumento, observe a figura 2.

A) Uma bobina inicia seu movimento quando passa corrente elétrica por ela. A bobina possui um comportamento similar a de um ímã e, como tal, possui polo Norte e polo Sul. Ao aproximarmos da bobina um ímã permanente, ela iniciará o giro se, o Norte da bobina estiver em contato com o Sul do ímã porque há atração.