Qual a função da banho-maria?

Perguntado por: aparis8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

BANHO MARIA PARA LABORATÓRIO utilizado para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente, o Banho Maria é uma solução para você deixar seu laboratório ainda mais completo.

Descubra quais são os banhos maria mais utilizados:

  • Banho Maria Digital.
  • Banho Ultrassônico.
  • Banho Ultratermostático.
  • Banho Dubnoff.
  • Gostou de saber mais sobre o equipamento? Nós temos todos os modelos citados!
  • Confira AQUI!

Tecnicamente o banho-maria consiste em aquecer ingredientes que não podem ser expostos diretamente no fogo ou que não podem ferver. Para fazer banho-maria você precisa colocar o ingrediente dentro de um recipiente que, por sua vez, é colocado dentro de um outro recipiente contendo água quente ou fervente.

O aquecimento deve ser feito antes de iniciar qualquer prática esportiva ou atividade física. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esforço exigido pelos exercícios e elevar a temperatura corporal, o que melhora a eficiência muscular, lubrifica as articulações e ajuda a evitar lesões futuras.

Sobre o termo “banho-maria” propriamente dito, ele foi introduzido por um médico, astrólogo e alquimista chamado Arnau de Vilanova durante o século 14.

A técnica do banho maria laboratório química é usada para fazer o derretimento de algum produto que esteja em estado sólido e que deve ser tornar líquido. Mas esses produtos geralmente, são delicados e não podem ter contato direto com o extremo calor, e assim é usado o processo de banho maria laboratório química.

4 Despejar dentro da forma de Banho Maria em cima do açúcar caramelizado e colocar a forma fechada dentro de uma panela com água para cozinhar durante 40 minutos. Caso antes de terminar o tempo de cozimento a água secar, deverá acrescentar água na panela.

Centrífugas são equipamentos frequentemente encontrados e muito utilizados em laboratórios de análises, pesquisa, biotecnologia, indústrias e instituições de ensino para separar diferentes fases de uma amostra de maneira muito eficiente.

Dos procedimentos criados por uma alquimista europeia da Antiguidade chamada Maria. Ela usava um tacho de cobre para manter por muito tempo aquecida a água que usava em seus experimentos.

Banho Maria Invertido:
É o mesmo processo do banho maria de fogão, porém em vez de levar ao fogo, você adiciona gelo à água. Esse procedimento é feito para diminuir a temperatura do alimento.

Para fazer, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo e encaixe sobre ela uma tigela, que pode ser de inox ou de vidro refratário. O segredo é não deixar a tigela em contato com a água.

Originalmente, este equipamento foi concebido aproximadamente no ano de 300d. C. por uma alquimista egípcio-caldaica que se chamava Maria. Era mais conhecida como “A Judia”.

O banho maria trabalha com temperaturas de até 100ºC, e por isso utiliza água como fluido térmico. São modelos para aplicações simples, com estabilidade e precisão de temperatura inferior a de um banho de aquecimento e portanto são equipamentos de laboratório que exigem menor investimento.

5 exercícios para o seu aquecimento

  1. Corrida no lugar. Como fazer: É a corrida sem deslocamento. ...
  2. Deslocamento lateral. Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. ...
  3. Rotação de tronco. Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.
  4. Polichinelo. ...
  5. Polissapato.