Qual a função da árvore de transmissão?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Possui a função de transmitir o torque do motor para o diferencial com o máximo de suavidade. Uma de suas extremidades se liga a árvore secundária da caixa de marchas, e a outra ao diferencial.

A principal função da caixa de mudança é a desmultiplicação da velocidade do motor para o diferencial, transformando força ou velocidade de acordo com a necessidade. O Arvore Primária (Eixo Piloto), recebe a rotação do motor por meio da embreagem.

1.3 Principais componentes de um sistema de transmissão
Os principais componentes do sistema são: embreagem acoplada diretamente ao motor, caixa de transmissão ou câmbio, eixo de transmissão, diferencial e semieixos que chegam até as rodas do automóvel. Vamos, então, conhecer cada uma dessas partes.

a árvore primária, que recebe do volante do motor a rotação do motor por intermédio da embreagem; árvore intermediária que recebe o movimento da árvore primária e passa movimento à árvore secundária as respectivas mudanças; e a árvore secundária (de saída), que transmite um submúltiplo dessa rotação ao eixo.

O diferencial é considerado uma das partes mais complexas e importantes da transmissão. Isso porque trata-se de um conjunto de engrenagens responsáveis por dividir a potência do motor entre as rodas, além de garantir que durante as curvas elas girem em velocidades diferentes.

Uma Função Transmissão é um “conjunto de instalações funcionalmente dependentes, considerado de forma solidária para fins de apuração da prestação de serviços de transmissão, compreendendo o equipamento principal e seus complementares", conforme definição da Aneel.

Os sistemas de transmissão mais comuns são: mecânica convencional, mecânica compacta e automática. Nesse sistema (Fig. 8), a embreagem e a caixa de mudanças, para transmitirem os movimentos de rotação do motor, às rodas motrizes, são operadas pelo motorista, por meio de comandos que conjugam o acionamento das duas.

As linhas de transmissão são indispensáveis no sistema de geração de energia elétrica brasileira, pois a geração de energia encontra-se muito longe dos consumidores, pelo fato dessa energia ser gerada predominantemente em hidrelétricas.

Componentes

  • Pinhão;
  • Coroa;
  • Engrenagens satélites;
  • Engrenagens planetárias;
  • Caixa do diferencial.

Um problema bem comum nos câmbios manuais é a “enroscada” na mudança de marcha. Este defeito, geralmente, é resultado do baixo nível do óleo, item responsável por ajudar a manter o equipamento lubrificado, limpo e flexível.

Não trocar o óleo da caixa de marcha regularmente: O óleo da caixa de marcha é essencial para lubrificar as engrenagens e evitar o desgaste excessivo. Se você não trocar o óleo regularmente, ele pode ficar sujo e contaminado, o que pode causar danos graves às engrenagens.

Em um automóvel com motor dianteiro, como a maioria, o sistema de transmissão se inicia no volante, passando pela embreagem e, então, para a caixa de câmbio. Em seguida, passa pelo eixo de transmissão e pelo diferencial.

O diferencial é responsável por dividir e transmitir o torque que o câmbio oferece entre as rodas, gerando tração. Nos carros de tração traseira, por exemplo, é aquele conjunto de engrenagens que fica no meio do eixo. Nos carros de tração dianteira, ele fica na base dos semieixos.

Transmissão Angular (Redutor), é utilizada em veículos equipados com tacógrafo mecânico 1308. A função desta peça é tornar compatível a constante W obtida na saída da caixa de câmbio com a constante K do tacógrafo.

Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, ...

As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto. Protegem o solo, evitando desgaste, erosão e deslizamento de terra. Nada melhor que descansar sob a sombra de uma árvore, não é mesmo?

As árvores servem de moradia para várias espécies de animais. Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores.

O eixo de transmissão é o componente responsável pela rotação das engrenagens e conversão da velocidade do motor em torque. O processo do eixo permite que a potência do motor seja transferida para impulsionar o mecanismo como um todo, e a conversão em torque fornece a força motriz de alimentação necessária.

Na prática, o semieixo é uma barra de aço com formato cilíndrico, que tem juntas homocinéticas nas suas extremidades, para permitir a articulação do sistema de direção e suspensão. Então permite o esterçamento das rodas, necessário para os veículos que são de tração dianteira.

A transmissão automotiva faz contato com o volante do carro e comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica, permitindo o controle da quantidade de energia ou torque de atrito transferido para o resto do sistema.

A Parcela Variável – PV consiste no desconto incidente sobre a remuneração mensal das concessionárias de transmissão, devido à indisponibilidade verificada da instalação de transmissão.