Qual a função da arte formalista?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A arte com função formalista atribui maior qualidade à forma de apresentação da obra, ao seu significado e aos motivos estéticos. Consiste em retratar e expressar a figura de um lugar, de um objeto ou de uma pessoa de modo que esses possam ser reconhecidos.

Função Naturalista: A obra é encarada como um espelho, que reflete a realidade e nos remete diretamente a ela. Em outras palavras, a obra tem função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados. Essa atitude perante a arte surge bastante cedo.

O formalismo, bem além da própria lógica, é mais que um método. Simultaneamente uma das áreas mais exata, geral e rigorosa em que se pratica a filosofia, seus objetivos são tais que averiguam a razão pela qual é falso classificar a filosofia como ciência humana.

O formalismo inclui obras de diferentes tendências e trabalha o conceito do olhar e o resultado da experiência visual e estética. Sua característica fundamental é a austeridade, que passa além dos valores geométricos, combinando a forma e conteúdo.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

Resposta: A função pragmática tem um objetivo não artística, tendo critérios exteriores à obra. ... A função formalista se baseia na apresentação da arte e na estética.

Ela acompanha o desenvolvimento da história da humanidade, se relacionando com a cultura dos povos, buscando compreendê-los. A história da arte, assim como os fatos históricos, ajuda a compor a história das sociedades, construindo possíveis depoimentos sobre a origem e evolução do ser humano.

Podemos identificar quatro tipos de arte principais que dão origem aos outros três: pintura, literatura, música e escultura.

A função pragmática tem um objetivo não artística, tendo critérios exteriores à obra. A função naturalista caracteriza-se por um conteúdo da obra ter mais importância que o modo de apresentação. A função formalista se baseia na apresentação da arte e na estética.

A Arte na Pré-História expressa a forma de vida dos homens primitivos. Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam.

Por funções pragmáticas entende-se o conjunto completo de conhecimento, crença, suposições, opiniões e sentimentos disponíveis aos falantes no momento da interação.

O formalismo defende a autonomia da língua e, consequentemente, da sintaxe, a qual, independente da semântica e da pragmática, tendo um funcionamento próprio e “gera sentenças bem formadas” (OLIVEIRA, 2005, p. 225).

Crítica. Em geral, no estudo das artes e literatura, formalismo se refere a um estilo de crítica que se concentra nas técnicas artísticas e literárias per se, separadas do contexto social e histórico da obra.

Como já foi dito o formalismo é uma teoria que tem como ênfase a forma ou a estrutura gramatical, não a função dessas formas, o que está em vista é a competência lingüística dos seres humanos.

Resposta. Resposta: O Formalismo é uma teoria abstrata que teve seus conceitos formulada na década de 60, cujos antecedentes remontam ao início da vanguarda do século XX. É um movimento que rejeita o espiritismo de artistas como Malevich e Kandinsky.

A estética, também chamada de ciência do belo ou filosofia da arte é a área da filosofia que se dedica a estudar e compreender a partir da racionalidade aquilo que é belo tanto nas manifestações da natureza quanto nas manifestações artísticas produzidas pelos seres sociais.