Qual a função básica da placa-mãe?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico e é considerado um dos elementos mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados.

O processador, também chamado de CPU (central processing unit), é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações para a placa mãe, que por sua vez as transmite para onde é necessário (como o monitor, impressora, outros dispositivos).

O componente básico da placa-mãe é o PCB, placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes.

A diferença entre a placa-mãe on-board e off-board é que as on-board possuem os demais dispositivos do computador (placa de vídeo, placa de áudio, placa de rede, etc.) integrados na própria placa-mãe.

O que é placa de vídeo integrada (onboard)?
Em um computador com placa de vídeo integrada, como o próprio nome já explica, a placa vem integrada à placa mãe ou ao processador. Nesse caso, o sistema separa parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo.

Gente, a placa de fonte é um acessório muito importante pra televisão funcionar direitinho, já que é ela que distribui a energia elétrica pelo aparelho, fazendo com que todos os comandos funcionem. Em resumo, é essa peça que faz a TV ligar!

A função da fonte de computador é converter a corrente alternada do soquete em corrente contínua (CA) que já está na tensão correta usada pelo componente.

Conecte a fonte à placa-mãe.
Encaixe-o na entrada correspondente da placa-mãe e faça o mesmo com o cabo de foça secundário.

Então se prepare para conhecer um pouco mais sobre os principais componentes da placa-mãe.

  • Soquete e slots de memória. ...
  • Slots de expansão. ...
  • Unidades de disco. ...
  • Conectores de energia. ...
  • Chipset. ...
  • Painéis frontal e traseiro.

Pico de energia: Os curtos circuitos são uns dos defeitos mais comuns na placa-mãe. Caso isso aconteça a máquina pode travar, não ligar e até mesmo queimar algumas peças, inutilizando a placa por completo.

O componente básico da placa-mãe é o PCB, a placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes. Embora apenas duas faces sejam visíveis, o PCB da placa-mãe é composto por um total de 4 a 10 placas (totalizando de 8 a 20 faces!).

Existem quatro modelos de placa-mãe. A diferença entre esses padrões está no tamanho do hardware que determina o espaço disponível para os demais hardwares e conexões. A placa-mãe precisa ser compatível com o gabinete e deve guiar a escolha do processador, memória RAM, placa gráfica, hardware de armazenamento e mais.

"Onboard" significa “na placa”, portanto, quando você ouve falar que um computador “é onboard”, quer dizer que sua placa-mãe tem um ou mais dispositivos integrados, os quais podem incluir uma placa de som, vídeo, rede, modem ou outras.

No momento em que você liga o seu PC, a BIOS identifica todos os componentes conectados à placa-mãe, as informações salvas no CMOS (que armazena os parâmetros de configuração da placa, acessíveis pelo menu Setup), como qual unidade será carregada primeiro, altera a velocidade do processador (overclock e underclock) e ...

Para escolher a placa-mãe ideal é definir um modelo que tenha o tamanho adequado para o seu gabinete. Por se tratar de uma peça que interliga todos os outros componentes do computador, o ideal é que esse dispositivo não fique tão apertado e deixe espaço suficiente para passagem de ar.

Como saber o modelo da sua placa-mãe

  1. Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”;
  2. Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”;
  3. Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema. O modelo da placa-mãe estará ao lado de “Produto Baseboard” — você também pode conferir qual a versão e fabricante.

Como saber o modelo da placa-mãe pelo MSinfo32
Segure a tecla Windows e pressione R para abrir o menu executar. Nele, digite "msinfo32" sem aspas e aperte Enter para abrir as Informações do sistema.

Os padrões mais conhecidos são: ATX e Micro ATX. Para computadores de tamanho reduzido, encontramos com mais frequência os formatos Mini ITX, Nano ITX e Pico ITX.

Você sabia que a fonte (tipologia) utilizada na placa se chama FE Engschrift, e que ela é considerada uma das mais seguras do mundo? Sim, inclusive, é apelidada de “fonte antifalsificação”.

Existem dois principais tipos de fontes de alimentação: linear e chaveada. As mais utilizadas são as chaveadas. Nelas, existem capacitores e indutores no processo de conversão de energia e um controle de chaveamento que ajusta a passagem de energia, fixando uma tensão de saída.