Qual a função administrativa mais importante?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Controlar- Função principal é controlar de fato tudo que está sendo exercido dentro da sua empresa. Após todo o processo de planejamento e organização, você precisa ver o fluxo organizacional acontecendo, e controlar os resultados, vendo se os objetivos estão sendo executados de acorda, se estão dando resultados.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

A função predominante é a organização, através da organização conseguimos planejar e seguir esse planejamento para conseguir o objetivo desejado.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e iniu cada um de seus componentes da seguinte maneira: Planejamento (previsão): examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Planejamento
Essa é a primeira atividade da Administração, pois, a partir dela, é possível organizar todas as outras.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Veja suas funções! O administrador tem como função organizar, gerenciar, coordenar e orientar áreas de uma empresa, como recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos.

o processo de arrumar e alocar o trabalho e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que cada um atinja seus objetivos e assim a organização também atinja o seu.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Para o seu negócio funcionar bem, a organização é fundamental. Por menor que seja a sua empresa, a organização das tarefas e funções facilitará os processos da empresa. Estes processos são os responsáveis pelo funcionamento geral e determinam o modo como a empresa funciona.

As rotinas administrativas estão ligadas a toda organização da sua empresa, até mesmo nos processos mais comuns. Como exemplo, estão a organização de arquivos, recebimento e envio de documentos, correspondências, entre outras funções.

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção. Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.