Qual a fumaça mais tóxica?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Estudo aponta que fumaça do incenso é mais tóxica que a do cigarro. Um novo estudo descobriu que a fumaça do incenso pode ser mais mutagênica, genotóxica e citotóxica que a fumaça do cigarro. Isso significa que ela é capaz de provocar mutações genéticas e causar alterações no DNA das células, levando ao câncer.

Incenso faz mal à saúde? MITO! Os incensos são extraídos da natureza e não possuem produtos químicos e tóxicos, para isso é importante que se atente ao rótulo da embalagem.

“Dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependente ainda da quantidade e do tempo de exposição à fumaça”, explica.

Estudo aponta que fumaça do incenso é mais tóxica que a do cigarro.

Fumaça branca pode indicar condensação normal, vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo. Fumaça preta geralmente está relacionada a uma mistura rica de combustível e ar.

Mito! Os incensos são extraídos da natureza e não possuem produtos químicos e tóxicos, para isso é importante que se atente ao rótulo da embalagem.

Usar incenso em ambiente fechado pode fazer mal a saúde a longo prazo ou mesmo em curto prazo se a pessoa tiver rinite ou sinusite. Fique atento a essas precauções antes de começar a usar o incenso.

Muita gente não sabe, mas uma das coisas mais importantes ao acender um incenso é que este deve ser acesso com um fósforo e não com um isqueiro. Isto, porque, um dos elementos químicos do fósforo é o enxofre, e o enxofre, é reconhecido, como excelente repelente, para afastar demónios ou espíritos malignos.

O incenso pode ser aceso à noite? Pode sim. Inclusive o incenso pode auxiliar no processo de relaxamento para pegar no sono com mais facilidade. Para aqueles que têm insônia, acender um incenso no quarto e tentar uma meditação pode ser um método natural e eficiente no combate às noites mal dormidas.

Quem tem problema de insônia pode contar com o auxílio de incensos nos momentos antes do sono.

O estudo avaliou os riscos à saúde proporcionados pelo uso de incenso em ambientes fechados e também fez uma comparação com os efeitos do cigarro no organismo. Já se sabia que o processo de queima do incenso libera partículas no ar que podem ser inaladas e provocar reações inflamatórias nos pulmões.

Levar a vítima para um local fresco, arejado e longe da fumaça, molhar seu rosto com um camiseta molhada com água ou soro fisiológico para diminuir o desconforto; 2.

Além disso, qualquer pessoa que tenha ficado exposta a fumaça de um incêndio por mais de 10 minutos sem qualquer tipo de equipamento próprio, também deve ir ao hospital, para ficar em observação durante 24 horas.

Para não ter problemas com a secura e reduzir os sintomas da fumaça, deve-se hidratar muito bem com água, tendo ainda mais cuidado com as crianças e idosos. Pode-se ainda usar o umidificador de ar, que poderá trazer alívio a quem está em pequenos ambientes.

A fumaça preta é, na verdade, o carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível.

Segundo estudo comandado pela associação, os incensos podem, quando acesos, liberar substâncias extremamente tóxicas, a exemplo dos compostos formaldeído e benzeno. Ambos estão associados a uma maior probabilidade de ter câncer.

Classificação da fumaça

  • Cor branca ou cinza clara. Ao identificar essas cores em um incêndio, certamente trata-se de combustão de materiais comuns, como a madeira, o tecido, papel e outros produtos onde sua queima é rápida.
  • Fumaça cinza escura ou negra. ...
  • Cor vermelha, amarela ou roxa.

Desse modo, a fumaça azul indica que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, o que pode gerar diversos problema devido a falta de lubrificação necessária. O mais comum é que isso esteja ocorrendo por causa dos anéis do pistão, os quais devem estar possivelmente desgastados ou com defeito.

Fumaça Amarela, Roxa ou Vermelha: indica a queima de combustível com gases altamente tóxicos, como, por exemplo, produtos químicos. Essa são as queimadas mais raras de acontecer, mas são as mais prejudiciais à saúde humana.