Qual a fruta que parece com seriguela?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

sapoti

Usado no preparo de doces, como geleias, pudins, sorvetes e licores, o sapoti é uma fruta exótica tropical que possui o sabor adocicado e suculento, semelhante ao do caqui e que, assim como a seriguela, também é fonte de minerais e vitaminas importantes.

O umbu-cajá é um híbrido do cajazinho com o umbu, que por sua vez é uma árvore símbolo do semiárido nordestino (presente no agreste, na caatinga e no cariri), e que produz um tubérculo com capacidade de armazenar água, e por conta dessa capacidade foi chamada de “árvore sagrada do sertão” pelo Euclides da Cunha, mas ...

Este arquipélago que os indonésios chamam de Pulau Siribu é formado por 105 ilhas que ocupam uma área de 8,7 quilômetros quadrados, em frente ao litoral da capital. As Mil Ilhas são, como parque marítimo e lugar de recreação, uma das atrações para o turista que visita Jacarta.

Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas e que estão em dietas de emagrecimento.

É que dezembro, janeiro e fevereiro são os meses da safra da fruta no Ceará e, com isso, o aumento da oferta em mercados de bancas. Da doçura das mais maduras à acidez das frutas verdes, há opção para todos os gostos.

* Cajarana
Seu aspecto é muito parecido com o cajá.

O fruto apresenta forma ovoide, casca fina e lisa de coloração amarelo-alaranjada. O caroço é volumoso, branco e enrugado, dentro do qual pode se encontrar até cinco sementes, no entanto, geralmente ocorre apenas 1 semente. Também há caroços que não contém nenhuma semente.

Consumir o cajá regularmente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, induz o bom funcionamento do intestino e promove a saúde da pele porque a fruta combate os radicais livres.

A fruta tem um formato arredondado e uma coloração amarelo-alaranjada, semelhante a uma laranja pequena. Sua casca é fina e sua polpa é suculenta e levemente ácida, com um sabor que lembra o da manga. A cajarana é uma fruta muito nutritiva, rica em vitaminas A e C, além de minerais como ferro e cálcio.

umbu

O umbu é uma fruta tipicamente brasileira. Natural da Caatinga, costuma ser consumida in natura, preferencialmente quando está completamente madura. Também conhecido como imbu ou jique, tem como principais propriedades as vitaminas de sua composição, sendo a A e a C as mais abundantes.

O caja e a cajarana possuem sementes em seus endocarpos. No caja, o numero de sementes por endocarpo variou de zero a cinco, com 40% dos endocarpos contendo mais de uma semente; na cajarana a variacao foi de zero a seis sementes, sendo que 90% dos endocarpos tinham mais de uma semente.

O umbu é um fruto de casca lisa ou com pequenos pelos, pequeno e arredondado. Possui uma polpa aquosa e um caroço interno. Com cheiro doce e sabor agradável, é levemente azedo. O tamanho dos frutos pode variar muito, pesando entre 5,5g a 130g.

O araçazeiro é o nome genérico dado a várias espécies de mirtáceas fruteiras do gênero Psidium com ampla disseminação no país. O IPA, em sua coleção de germoplasma de araçá (P. guineense), vem adotando um sistema de produção baseado em algumas das práticas utilizadas para a cultura da goiabeira (P. guajava).

O araçazeiro é uma Myrtaceae encontrada em estado silvestre no Brasil, da Bahia até o Rio Grande do Sul. O seu nome vem do tupi guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Prevenir a pressão alta
A seriguela é rica em flavonoides, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que melhoram a saúde e elasticidade das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando no controle da pressão arterial.

A seriguela é indicada para inflamação. A seriguela é indicado para limpeza de feridas e queimaduras. A seriguela fortalece o Sistema Imunológico.

Muitos dizem que a planta é diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, além de ter o potencial de melhorar as funções gastrointestinais e reduzir as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.