Qual a fruta que é vegana?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

Como o arroz, aveia, amaranto, trigo, quinoa, centeio. Assim como as leguminosas, são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Geralmente, o pão francês é feito de farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal, o que o torna vegano. Entretanto, pode haver alguns lugares que utilizam ovo, leite e outros ingredientes derivados de animais para a produção.

Aqui existem os seguintes alimentos: pão castanha-do-pará, quinoa e girassol vegano, pão 7 grãos, pão de cenoura, pão de granola e passas, pão de milho, pão sem glúten frutas e castanhas e pão sem glúten multigrãos.

Quem adere ao veganismo pode comer as mesmas coisas que qualquer outra pessoa, como cereais, iogurte, torradas e café, no café da manhã. Pode ainda comer arroz e feijão com salada e batata frita ou macarrão com almôndegas para o almoço.

Para quem segue uma alimentação vegana, é possível encontrar hoje inúmeros substitutos aos alimentos convencionais, das carnes ao leite. Pois com os queijos não seria diferente. O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais.

De maneira geral, o chocolate é considerado vegano, quando ele não tem o leite de origem animal como um de seus ingredientes. Isso porque, grande parte das receitas de marcas trabalham com o adicional do leite animal em seus produtos. No entanto, o chocolate não precisa necessariamente do leite para ser saboroso.

“A Konjac Massa MF é uma massa alimentícia 100% vegana e de origem vegetal, extraída da farinha do tubérculo konjac”, é afirmado em seu site. Essa planta é nativa do sudeste asiático. O portfólio da marca é composto por: bucatini, pappardelle, linguine, noodles, cabelo de anjo, espaguete, entre outros.

O professor Spector pondera que uma dieta vegana não é necessariamente mais saudável. "Tudo depende da qualidade da comida e não se trata apenas de ter ou não ter carne no seu prato", diz. "Muitos veganos podem consumir uma grande quantidade de comida ultraprocessada", exemplifica.

Porém uma dieta vegana é rica em todos os nutrientes que nosso corpo precisa. De acordo com a Associação Dietética Britânica e Academia Americana de Nutrição e Dietética, é reconhecido que uma alimentação a base de plantas é adequada para todas as idades e fases da vida.

Existem ainda, além das opções em alta, outras alternativas de carnes vegetais com diferentes ingredientes, como:

  • Carne de soja. Também conhecida como proteína texturizada de soja, esse preparado é uma farinha de soja desengordurada. ...
  • Seitan (carne de glúten) ...
  • Carne de quinoa. ...
  • Tempeh. ...
  • Jaca Verde.

A razão pela qual o açúcar refinado pode não ser vegano é porque pode ser refinado com a utilização de ossos carbonizados de gado.

O lanche vegano pode ser composto por hambúrguer vegetal, chips de banana, cookies, bolo fofinho, bolo cremoso, pão de banana, panqueca, creminho de fruta e até cuscuz. As bebidas também entram na lista com os sucos, refrescos e smoothies.