Qual a fruta que é bom para câimbra?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Veja quais são eles e comece a adicioná-los à sua alimentação.

  • Castanha, uva e aveia são alimentos ricos em magnésio. ...
  • Alimentos ricos em potássio ajudam a reduzir as cãibras. ...
  • Banana ajuda a relaxar os músculos. ...
  • Batata-doce pode ser consumida de diferentes formas.

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta. A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.

Recomenda-se comer uma banana por dia. Oleaginosas como amêndoas e castanhas são ricas em magnésio e também em potássio, dois dos minerais que, quando em falta no organismo, podem ajudar a causar as cãibras. Uma porção de 10 miligramas de qualquer oleaginosa por dia é suficiente.

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

desidratação, que acontece quando o organismo libera uma grande quantidade de sais minerais; deficiência nutricional de sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio; uso de diuréticos, que eliminam água e eletrólitos do organismo, especialmente se não houver monitorização adequada dos íons corporais.

Alguns alimentos ricos em potássio incluem bananas, abacates, batatas, feijões, espinafre, iogurte, kiwi, abóbora, tomate, batata doce, melancia e abacaxi.

Irrigação inadequada, consequência de distúrbios circulatórios e diabetes, e perda de eletrólitos como potássio e magnésio — advinda do uso de certos medicamentos, a exemplo dos diuréticos, de diarreias e da prática de exercícios fora do habitual — são as principais causas do problema.

A recomendação diária de frutas é, de forma geral, 2 a 3 porções por dia, sendo indicado consumir 1 porção de banana pequena ou 1/2 banana por dia.

Câimbras persistentes: o que fazer?

  1. Manter-se hidratado;
  2. Alongar-se regularmente;
  3. Manter uma dieta saudável;
  4. Realizar exercícios de aquecimento antes de atividades físicas.
  5. Evitar o uso excessivo dos músculos.

Enquanto isso, os elementos que mais parecem estar envolvidos nas câimbras são o sódio, o cálcio e o magnésio. Dessa forma, comer uma banana antes ou durante os exercícios pode ajudar a prevenir ou cessar a câimbra principalmente se a causa for a falta de energia.

banana-prata

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

A banana, por ser rica em potássio, carboidrato e água, pode resolver o problema de ocorrência de câimbras, quando estas forem decorrentes de exercícios físicos e da má alimentação.

A ligação das cãibras com a banana está relacionada ao mineral presente na fruta: o potássio.

Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida; Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. Por exemplo, numa cãibra da 'barriga da perna' sentar com a perna esticada e puxar os pés para trás com as mãos; Aplicar calor na região atingida.

Se você notou o surgimento de mais de uma cãibra por dia, uma demora para a dor passar ou contrações em momentos aleatórios, é importante ficar atento, pois isto pode ser um sintoma de algo mais grave, como deficiência alimentar, má circulação, varizes, diabetes e até mesmo problemas neurológicos.

Qual a melhor pomada para câimbra? Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia.

Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna afetada, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.