Qual a fruta que diminui a pressão alta?

Perguntado por: gmenezes4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. Ela pode ser encontrada com facilidade nos mercados à um preço bastante acessível. "Você pode consumir 200g de melancia por dia.

Os alimentos como água de coco, iogurte e ameixa são ótimas opções para ajudar a baixar a pressão alta, porque são ricos em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina.

Como uma dieta equilibrada inclui bebidas, listamos aqui oito sucos que podem ajudar a diminuir a pressão do sangue.

  1. Suco de tomate. ...
  2. Suco de beterraba. ...
  3. Suco de ameixas secas. ...
  4. Suco de romã ...
  5. Suco de frutas silvestres. ...
  6. Suco de espinafre. ...
  7. Suco de cenoura. ...
  8. Suco de laranja.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Além de prevenir o risco de derrame e ataque cardíaco. Espinafre: Com um valor nutricional enorme, o espinafre possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Além delas, a banana, rica em potássio, também é uma alternativa para o controle da pressão. Em geral, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, fibras e água – esses últimos ajudam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares e da hipertensão.

Adicionar limão à sua água não só dá um sabor melhor a ela, mas também pode ajudar se você tem hipertensão, e é frequentemente um dos primeiros alimentos recomendados para aqueles que sofrem de certas condições médicas.

É importante evitar alimentos muito gordurosos, como frituras e doces, além de salgados. O ideal é optar por alimentos que sejam ricos em fibras, potássio (como banana e abacate), cálcio (como brócolis e couve), vitamina C e magnésio, além de frutas frescas.

Como consumir o limão
Assim, beber o suco de 1 limão médio, pelo menos uma vez por dia, pode ser uma boa forma de regular a pressão em quem tem pressão alta. Esse suco pode ser diluído em um pouco de água, especialmente para quem tem maior sensibilidade à acidez do limão.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Originária da América Central, o chuchu é conhecido por ser um forte aliado no combate à hipertensão, por conter minerais como sódio e potássio, que regulam a pressão arterial, além de ser fonte de fibras, ter propriedades diuréticas e trazer poucas calorias, apenas 19 kcal em cada 100 gramas do produto.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.