Qual a fruta que contém iodo?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo.

suco de laranja

O suco de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo. O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo. O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.

Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.

O Iodo-131 é o tratamento mais antigo usado para o hipertireoidismo, principalmente em pacientes idosos. Entre suas indicações, estão pacientes que apresentam a Doença de Graves, e quando outros fármacos antitireoidianos não se mostram eficazes no tratamento.

Algumas fontes de iodo são:

  1. Alimentos que provêm do mar, como algas, marisco e peixe.
  2. Laticínios e derivados (uma chávena de leite de vaca contém quase 100 microgramas de iodo, variando, no entanto, consoante o tipo de alimentação do animal)
  3. Cereais.
  4. Ovos.

Alimentos priorizados na dieta para hipertireoidismo
Cobre: amendoim, amêndoa, cacau e aveia; Antioxidantes: abóbora, acerola, caju, mamão e morango.

Se costuma beber um copo de leite de vaca para tomar levotiroxina (LT4 – forma sintética da hormona tiroideia), um novo estudo alerta que o leite faz diminuir a capacidade do corpo em absorver esse medicamento.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • Sal iodado. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide. ...
  • Peixes, algas e frutos do mar. Os alimentos de origem marinha também são excelentes fontes de iodo. ...
  • Castanhas e sementes. ...
  • Cereais e grão integrais. ...
  • Carnes.

A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente! Não existe qualquer evidência científica de que a banana prejudique a tireoide.

Remédios caseiros para hipotireoidismo

  1. Chá de fucus. O fucus, conhecido como fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireodismo, regulando os hormônios da tireoide. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de genciana. ...
  4. Chá de azedinha. ...
  5. Chá de centella asiática. ...
  6. Chá de ginseng.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

A solução de Lugol é composta por Iodo Inorgânico e Iodeto de Potássio. É uma suplementação segura e eficaz para a reposição de iodo no organismo.
...
Indicações:

  • Bom funcionamento da glândula tireoide.
  • Melhora a produção de hormônios.
  • Repor carência de iodo no organismo.
  • Melhora o sistema imunológico e o metabolismo.

O mais correto é fazer testes dos níveis de iodo, e a forma mais comum de se fazer isso é por meio do exame de urina.

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

Entre os principais estão: inchaço, aumento do colesterol, irregularidades menstruais (no caso das mulheres), cansaço, desânimo, sonolência, fragilidade nas unhas e cabelos e constipação intestinal.

Os suplementos com iodo devem ser evitados por quem tem hipertireoidismo ou hipotireoidismo. O efeito desse consumo pode variar de pessoa para pessoa, fazendo com que a tireoide produza muito ou pouco hormônio.