Qual a fruta que aumenta a pressão?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina.

Tratamento da pressão baixa

  1. A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça;
  2. Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Peparamos uma seleção de grãos, frutas e sementes que chamam a atenção da ciência por atuar na prevenção e no controle da hipertensão

  • Morango. ...
  • Semente de abóbora. ...
  • Clara de ovo. ...
  • Soja. ...
  • Guaraná ...
  • Melancia.

Suco de tomate com laranja: ambos são ricos em minerais que ajudam a combater a pressão baixa, especialmente quando é causada pela carência de potássio no organismo. Esse suco não tem qualquer contraindicação.

O suco de abacaxi com gengibre e chá verde é bastante rico em água e minerais, o que ajuda a aumentar a quantidade de sangue e aumentar a pressão arterial. Além disso, o gengibre é uma raiz adaptógena o que significa que ajuda a regular a pressão arterial para níveis ótimos, quer esteja elevada ou baixa.

Banana. A banana é fonte de energia, além de conter diversas vitaminas e minerais, como o potássio, um mineral chave para a circulação sanguínea e, consequentemente, para a regulação da pressão arterial.

Segundo pesquisa da Universidade Clemson, um componente da clara do ovo ajuda a baixar a pressão arterial com a mesma eficácia dos medicamentos usados para a finalidade.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Além delas, a banana, rica em potássio, também é uma alternativa para o controle da pressão. Em geral, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, fibras e água – esses últimos ajudam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares e da hipertensão.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.

A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.

Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos.

Adicionar limão à sua água não só dá um sabor melhor a ela, mas também pode ajudar se você tem hipertensão, e é frequentemente um dos primeiros alimentos recomendados para aqueles que sofrem de certas condições médicas.

É importante evitar alimentos muito gordurosos, como frituras e doces, além de salgados. O ideal é optar por alimentos que sejam ricos em fibras, potássio (como banana e abacate), cálcio (como brócolis e couve), vitamina C e magnésio, além de frutas frescas.