Qual a fruta que ajuda a baixar o colesterol?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Alimento para baixar o colesterol: Algumas frutas como maçã, frutas cítricas e abacate. Tanto as maçãs quanto as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão), contém pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol LDL. Já o abacate é rico em gordura monoinsaturada.

5 MELHORES FRUTAS PARA AJUDAR NO COLESTEROL

  • Maçã;
  • Mamão;
  • Abacates;
  • Frutas cítricas;
  • Tomates.

Soja, tomate, frutas vermelhas e cítricas (incluindo a laranja), linhaça, alho, cebola, berinjela, feijão, abacate, alcachofra, aveia e oleaginosas como castanha do pará, castanha de caju, avelãs, amêndoas e nozes em pequenas porções diárias também são indicadas.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Quem tem colesterol alto pode sim comer ovo, mas com moderação. Nutricionistas apontam que ovo é um alimento muito nutritivo, com fonte de proteína e demais nutrientes.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

  1. Alcachofra. A alcachofra é rica em antioxidantes, principalmente luteolina, que ajuda a prevenir a formação do colesterol. ...
  2. Sementes de linhaça. ...
  3. Feno grego. ...
  4. Água de alho. ...
  5. Aveia. ...
  6. Levedura de cerveja. ...
  7. Cúrcuma.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão ...

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

BEBIDAS QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL
Suco de melancia: possui antioxidantes que inibem a oxidação das células de gordura. Chá verde: os antioxidantes encontrados podem ajudar a diminuir o colesterol. Suco de tomate: as fibras do tomate ajudam a eliminar o excesso de gordura.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

COLESTEROL ALTO: SINTOMAS

  • dores no peito;
  • falta de ar;
  • fadiga;
  • dores nas pernas;
  • queda de pelos nas pernas;
  • pele fria;
  • palidez nos dedos.

O índice de colesterol pode estar ligado ao estilo de vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Mas ele também pode estar associado a questões genéticas, que é chamado de hipercolesterolemia familiar (HF). O controle é possível a partir de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

Ou seja, quem tem colesterol alto pode comer banana, e o ideal é que ela faça parte de um cardápio equilibrado e bem calculado quanto ao volume de carboidratos. E mais: ela é bem melhor do que opções refinadas, como pães, bolos, massas e biscoitos.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.