Qual a fruta parecida com cacau?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O mocambo cai ao chão quando está maduro. Como o cacau, tem as sementes comestíveis, que podem ser consumidas até fritas ou em sopas. Elas são ricas em calorias, proteínas, fibras, lipídios e ômega 9, além de conter cafeína. A polpa de sabor doce e suave, por sua vez, é apreciada fresca e na versão suco ou sorvete.

Ele é um forte antioxidante e uma grande fonte de vitamina A, por isso é utilizado como aditivo alimentar fortificante ou como suplemento, pois favorece a imunidade. Ele também é encontrado no óleo de palma, no óleo de palmeira, na manteiga de kokum, bem como no leite e em seus derivados e na carne.

Foram registrados nove (9) tipos diferentes de indicações e/ou usos da Pachira aquatica Aublet, a qual é utilizada para dor de ouvido, tratamento de colesterol, diabetes, escabiose (“curuba”), inflamação e hematoma nos olhos, “carne crescida” nos olhos e conjuntivite, além de ser usada para tingir redes de lancear.

Alfarroba

Alfarroba: substituto do cacau pode ser usado como alternativa ao chocolate. A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, árvore originária do Oriente Médio e do Norte da África em uma região próxima ao Mar Mediterrâneo.

tâmara

A estrela desta sobremesa criada pela cozinheira Lucia Caparroz é, na verdade, a tâmara, uma fruta com sabor adocicado, geralmente consumida desidratada, que tem conquistado cada vez mais quem quer um substituo nutritivo ao chocolate.

A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico “aquatica” provém desta característica.

substantivo feminino [Botânica] Árvore da família das Bombacáceas (Mombax munguba), que ocorre na Amazônia. Fornece madeira branca, macia, e casca de que se tiram fibras para cordoaria; também chamada munguba. Etimologia (origem da palavra mungubeira). Munguba + eira.

As sementes são comestíveis e muito apreciada pela população amazônicas das Guianas; estas são consumidas diretamente, cruas ou cozidas e, torradas e moídas substituem o café e o chocolate.

A cola do cajueiro, uma resina extraída do caule da árvore, é excelente cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias.

Produz fruto seco, cujas castanhas contém proteínas e gorduras, semelhante a outras variedades de amêndoas com maior demanda no mercado.

CONCLUSÃO Em relação aos resultados obtidos, conclui-se que a farinha da casca de munguba pode ser boa fonte alimentar, apresentando quantidades significativas de cinzas, carboidratos, proteínas e calorias, podendo ser utilizada para enriquecimento de novos produtos.

O fruto é uma drupa oblonga (mais longa que larga) medindo 6 a 12 cm de comprimento por 3 a 5 cm de diâmetro, com casca fina, verde escura no inicio passando para o amarelo dourado na altura da maturação, tendo uma grande semente que mede 4 a 8 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de diâmetro, envolvida por polpa macia e ...

Além de efeito laxante dos frutos, seu uso medicinal está associado à ação anti-diarréica de suas folhas. Como árvore nativa do cerrado a cagaita faz parte da vida de muitas comunidades.

Seu fruto é comestível mas seu aproveitamento é muito restrito em função do desconhecimento de suas propriedades e das dificuldades de coleta e processamento. Entretanto, estudos sobre sua constituição apontam para altos teores de carotenoides e compostos fenólicos, sendo rico em substâncias bioativas2.

Nativa do Mediterrâneo, a alfarrobeira é uma espécie de vagem que tem ganhado espaço na culinária por ser uma substituta do cacau na preparação de receitas. De coloração marrom escura e sabor adocicado, é um produto comumente usado na versão em pó e que concentra nutrientes importantes para o organismo.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura, o índice na alfarroba é de apenas 0,7%, o que faz dessa vagem uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento. Se for comer chocolate, o indicado é optar por aqueles com um maior teor de cacau, menos doces.

O Cacau em Pó Mãe Terra é feito com 100% cacau, sem açúcar, ou seja, é um cacau em pó 100% puro, feito apenas com cacau brasileiro, o que valoriza a sociobiodiversidade regional. O cacau em pó mãe terra é rico em fibras, fonte de ferro e zinco.

De gosto doce, é mais comum encontrá-la seca, mas há também tâmara fresca. A fruta pode ser consumida ainda como condimento em doces, pudins, bolos e outras receitas.