Qual a fruta mais cicatrizante?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

Frutas vermelhas
Os flavonoides, compostos antioxidantes presentes em morango, amora, mirtilo e framboesa ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos e protegem contra processos inflamatórios.

suco verde

Os nutrientes necessários, que levam em conta as perdas e a necessidade de cicatrização são: proteínas, reposição de zinco, vitaminas e minerais. Uma boa solução podem ser o suco verde, composto por folhas de couve, que auxilia na recuperação do tecido, por ser rico em antioxidantes e compostos de enxofrados bioativos.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Atividades físicas leves, após autorização médica
Depois de autorizado pelo médico, é essencial para a recuperação praticar atividades físicas tranquilas, como caminhadas curtas ao ar livre. O importante é que a movimentação respeite o limite de cada um e seja de forma gradativa e orientada.

Alimentos industrializados
Isso ocorre devido à gordura trans que inflama as artérias. Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

As frutas remosas são: Abacate. Abacaxi. Ata (fruta semelhante à pinha)

Além da goiaba: chá da folha de goiabeira tem ação cicatrizante e reduz tempo de tratamento.

O paciente também deve evitar alimentos ácidos como sucos de frutas cítricas, morango, abacaxi, e também condimentos fortes, pois eles podem irritar os tecidos que ainda estão em processo de cicatrização e causarem incômodo.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

Quais são os benefícios do ovo no processo de cicatrização? Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

O açúcar atua diminuindo o odor, inibindo o crescimento bacteriano, reduzindo, o edema e o pH no local da ferida. Também dilata pequenos vasos, melhora a nutrição do tecido, estimula o tecido de granulação (pela irritação local) e coopera, assim, para o bom crescimento do tecido de reepitelização [2,3].

Coville (barbatimão), Calendula officinalis L. (calêndula), Polygonum punctatum Elliott (erva-de-bicho), Coronopu didymus (L.) Smith (mastruço), Aloe Vera (L.)

Algumas gorduras são benéficas à recuperação, pois ajudam na cicatrização e minimizam reações inflamatórias. Deve-se investir em opções ricas em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais. Destacam-se os peixes, como salmão, azeite de oliva e oleaginosas (castanhas e nozes).