Qual a fruta ideal para quem tem diabetes?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.

Quais as frutas que o diabético não pode comer?

  • Maçã.
  • Pera.
  • Laranja.
  • Damasco.
  • Pêssego.
  • Ameixa.
  • Tangerina.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável. Não é recomendável utilizar apenas um tipo de alimento, pois haverá menor proporção de nutrientes e risco de monotonia.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

Maçã, melancia, laranja, abacate, amoras e uvas são frutas com baixo teor de açúcar que você pode comer sem consumir muitos carboidratos.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, embora contenham açúcares e carboidratos, comer maçãs e outras frutas não é um problema para uma pessoa com Diabetes tipo 1 ou tipo 2. Maçãs contêm um tipo diferente de açúcar para alimentos com adição de açúcar, e também contêm fibras e nutrientes.

Vegetais crus, como tiras de pimentão, couve-flor ou brócolis, aipo, cenouras, pepinos, rabanetes ou até mesmo abobrinha como um lanche leve, porque esses alimentos têm poucos carboidratos, o que ajuda você a manter os níveis de glicose no sangue no controle.

O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.

5 trocas espertas para o almoço e jantar dos diabéticos

  • Macarrão refinado por massa integral. Publicidade. ...
  • Arroz branco pelo integral com sementes. ...
  • Carne gorda por lombo suíno, peixe ou peito de frango. ...
  • Batata inglesa por batata-doce, inhame ou mandioca. ...
  • Pizza de mussarela por uma versão com tomate cereja, ricota e abobrinha.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...

Mas outros feijões também podem ser uma excelente opção alimentar para pessoas com diabetes. Os grãos podem ajudar as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque, como carboidratos complexos, o corpo os digere mais lentamente.

Novo estudo mostra que o leite pode beneficiar quem tem diabetes e quem está fazendo dieta.