Qual a fruta devo comer antes de dormir?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Berries como a goji berry e a blueberry e outras frutas como o morango, framboesa e amora são ótimas opções para um lanche noturno. Isso porque esses alimentos têm baixo teor calórico, são ricas em fibras, antioxidantes e vitamina C.

Apesar de ter mais calorias, basta controlar a quantidade. Além disso, entre as frutas para comer antes de dormir, temos o kiwi, as avelãs e as amêndoas. Isso porque são fontes de fitomelatonina e triptofano, substâncias que tem um impacto positivo no sono!

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. "O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia", ressalta Giovana Canno.

Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. 2) Evitar dormir muito durante o dia. Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno. 3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.

A banana é um alimento leve e que tem fácil assimilação/digestão pelo organismo. Ela não é um risco para o emagrecimento e também não fará mal se comida à noite. Contudo, o ideal é fazer a última refeição, pelo menos, 1 hora e meia antes de se deitar.

Algumas frutas que ajudam no processo de emagrecimento são morangos, maçã, pera e kiwi, por exemplo, pois são ricas em fibras e antioxidantes, ajudando na perda de peso desde que inseridas em uma alimentação saudável e equilibrada.

Mamão não pode ser consumido à noite - MITO
A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia. O grande diferencial da fruta é que ela possui a enzima papaína, conhecida justamente por ajudar na quebra de partículas de gordura, auxiliando na digestão.

Banana com aveia e mel
Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

7 alimentos que ajudam a dormir melhor

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Além disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. Desta forma, comer um ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

"Alimentos que devem ser consumidos são: banana, cacau, abacate, grão-de-bico, chia, feijão, água de coco, além de folhas verde-escuras, semente de abóbora e castanhas." – Banana: Rico em potássio e triptofano, a fruta ajuda nos controles de ansiedade e compulsão, melhorando a qualidade do sono.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante.

E a boa notícia é que existem alguns alimentos que podem estimular esse processo. Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Mas, afinal, comer laranja à noite é perigoso ou não? Não, comer laranja à noite não é perigoso. Acredita-se que este dito popular tenha origem noutra ideia, um tanto ou quanto errada, de que a laranja é estimulante e que, por isso, pode contribuir para as insónias.

Morango. O morango tem muitas propriedades nutritivas, é apontado como uma das frutas mais poderosas. É constantemente usada em doces, sucos, sorvetes e geleias. Ajuda a potencializar a imunidade, combate a anemia e protege o cérebro.

“O kiwi possui mais vitamina C e magnésio por grama do que qualquer outra fruta, além de ter mais potássio do que banana, tão conhecida por esse benefício”, disse a nutricionista Karina Gouvêa. Pele saudável e bonita, pressão controlada e coração saudável são outros benefícios que o kiwi proporciona ao organismo.