Qual a frase mais famosa do Pequeno Príncipe?

Perguntado por: nconceicao8 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Esta frase do livro O Pequeno Príncipe lhe parece familiar? Sim, ela é uma das mais famosas e saiu diretamente das páginas ilustradas desse clássico escrito por Saint-Exupéry em 1943.

O Pequeno Príncipe cativou a Rosa e por esse motivo tornou-se responsável por ela, dando resposta aos seus desejos e caprichos.

A oração sublinha que devemos deixar de fora as superficialidades e explorar o que realmente importa: aquilo que vai no interior. O que a raposa personifica é uma importante lição para o pequeno príncipe e para todos nós: a verdadeira beleza está do lado de dentro, por isso não é possível acessa-la com os olhos.

“Penso, logo existo” (René Descartes)
Uma das bases do pensamento ocidental e da ciência moderna, a mais famosa pontuação do matemático e filósofo francês René Descartes foi pela primeira vez afirmada em seu livro Discurso sobre o Método, de 1637.

Como se cativa, segundo a raposa
É a raposa que ensina para o pequeno príncipe não só o que é cativar como também como se cativa, por esse motivo ela é um personagem fundamental para a história. A lição parece ser bem simples: “É preciso ser paciente”.

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.” Para o pequeno príncipe, o amor é sinônimo de companheirismo e união.

  • O Astrônomo Turco
  • A Raposa
  • O Pequeno Príncipe
  • O Vaidoso
  • Flor de Três Pétalas
  • Guarda-chaves

A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse: - "Por favor cativa-me." - "O que eu devo fazer para cativar você?", perguntou o Pequeno Príncipe. - "Você deve ser muito paciente", disse a raposa.

Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Em “O Pequeno Príncipe”, Exupéry diz que a rosa aprendeu a amar, apesar da possibilidade de machucar com seus espinhos. E o que fez a rosa importante para o príncipe foi o tempo que ele dedicou a ela. A importância é proporcional à dedicação.

Embora seja um livro que também é recomendado para crianças, O Pequeno Príncipe fala sobre a importância de sair da zona de conforto e usar o tempo para ter experiências diferentes, conhecer novas pessoas e viajar pelo mundo.

Resposta: A Serpente. Este é o primeiro personagem que o Pequeno Príncipe encontra na Terra. ... Ela representa o fenômeno da morte e, apesar de falar por enigmas, não requer tanta interpretação como outros personagens porque fala com franqueza.

A rosa, vaidosa mas de bom coração, é Consuelo. Sua fragilidade, a asma crônica. O campo de rosas que distrai o Pequeno Príncipe durante sua visita à terra e o faz duvidar do valor de sua rosa, uma alegoria dos seus casos com outras mulheres.

Essa frase pertence a Antoine de Saint-Exupéry. Ela remete a sensação de superficialidade, ou seja, nossos olhos veem apenas a matéria, ou seja, eles estão diretamente ligados aos nossos desejos palpáveis, os quais buscamos ter.

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos. Antoine de Saint-Exupéry O pequeno príncipe.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa... O autor quer dizer que aquele que é amado passa a ser responsável pelo outro, por aquele que nutre o afeto por si. O ensinamento sugere que devemos ser prudentes com os sentimentos daqueles que nos amam.

Frases Inspiradores e Motivadores

  • “A sua vida e o seu mundo mudam quando você muda”.
  • “Seja a mudança que quer ver no mundo”.
  • “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”.
  • “Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

Karl Marx. 1. «O trabalho é a fonte de toda a riqueza e de toda a cultura, e como o trabalho produtivo só é possível na sociedade e pela sociedade, o seu produto pertence integralmente por direito igual, a todos os membros da sociedade».

Na narrativa O pequeno príncipe, a raposa ensina ao principezinho segredos como "te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e que o "essencial é invisível aos olhos", visto que ambos conviveram e estabeleceram uma amizade, sobretudo baseada nesses ensinamentos.

Cativar segundo o dicionário significa impressionar uma pessoa (ou várias) com seu caráter ou jeito de ser, agir ou falar. Isso mesmo, impressionar com o caráter ou jeito de ser.